• Carregando...

O número de escolas que estavam fechadas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, diminuiu nesta sexta-feira (8). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Pinhais (Sinsep) e também pela prefeitura.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Pinhais (Sinsep) , a prefeitura teria informado que vai mover processo administrativo contra os grevistas e por isso adesão diminuiu. O sindicato afirmou que até quinta-feira eram 90 escolas fechadas e que não tinha o balanço de instituições que não funcionavam nesta sexta-feira.

Já o secretário de governo do município, Miguel Amilton Gawloski, disse que o número de escolas fechadas não chegava a 30 e que diminuiu ainda mais nesta sexta-feira. A prefeitura informou que deveria divulgar um balanço na tarde desta sexta-feira, mas como o sistema não é informatizado, a contagem das escolas estava demorando mais que o previsto.

Segundo Gawloski, o município tem 95 instituições de ensino (entre creches e escolas municipais). Já o sindicato afirma que são 108.

Os pais devem telefonar para as escolas e creches para ter informações sobre o funcionamento ou não das instituições de ensino.

Sobre o processo administrativo, o secretário confirmou que será aberto. Gawloski afirmou que a medida será adotada porque servidores públicos utilizaram equipamentos do município para fazer e imprimir material de divulgação da greve. A paralisação teve início na última terça-feira (5).

Protesto

Aproximadamente 300 servidores públicos protestam em frente à prefeitura contra a falta de negociações com o Executivo municipal com relação à revisão do plano de cargos e salários e o fim da contratação de funcionários terceirizados. A manifestação começou por volta das 13 horas e deve seguir até as 16 horas

De acordo com o Sinsep, a liminar conseguida pela prefeitura proíbe apenas a obstrução de vias públicas. Já Gawlosk afirmou que os servidores não poderiam protestar também em frente aos órgãos públicos.

A prefeitura de São José dos Pinhais informou que a Justiça concedeu liminar na quarta-feira determinando que os grevistas não devem "perturbar, usurpar ou se apoderar de locais onde se encontrem instalados órgãos da administração pública municipal e sobre as vias públicas", de acordo com uma nota enviada pela assessoria de imprensa. Se a medida fosse descumprida, a multa diária aplicada ao sindicato será de R$ 10 mil.

De acordo com o sindicato, como não houve nenhum encontro entre prefeito e servidores, eles decidiram manter a paralisação na próxima semana. Na quarta-feira (13), eles devem fazer uma mobilização com a população no período da manhã e outro ato em frente à prefeitura no período da tarde, a partir das 13 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]