• Carregando...

O número de homicídios dolosos no estado do Rio caiu 4,7% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014 — de 464 para 442 —, revela estatística divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Os índices relativos às incidências criminais e administrativas de segurança no primeiro mês deste ano também mostram que cresceu 28% o número de homicídios decorrentes de intervenção policial, o chamado auto de resistência, que registrou 15 casos a mais do que no ano passado. Foram 50 em 2014 e 64 em 2015.

Já os crimes contra o patrimônio apresentaram altas. A quantidade de roubos de celulares praticamente dobrou (subiu 94%, de 473 para 920). O número de roubos de cargas também disparou 49,9%, saltando de 489 para 733. Já os roubos de rua — que abrangem roubos a transeuntes, coletivos e de celulares — cresceram 11%.

No comparativo com o mesmo perído de 2014, os crimes que apresentaram maiores quedas foram os de extorsão (caiu 19,7%), os roubos a residências (uma queda de 16,7%), a estabelecimentos comerciais (diminuição de 14,2%), o número de estupros (número 12,6% menor) e a quantidade de roubos de veículos (queda de 10,3%).

Nos indicadores policiais, cresceu muito o número de menores apreendidos, uma diferença de 37,7% na comparação com janeiro de 2014. O número de armas apreendidas aumentou 16,4%, e as prisôes efetuadas subiram 7%. Cresceu também, entretanto, o número de policiais mortos em serviço: foram três em janeiro deste ano, enquanto nenhum foi morto no mesmo mês do ano passado.

Quatro policiais e um guarda municipal mortos

O fim de semana foi de violência contra agentes de segurança. Sábado (21), um guarda municipal foi encontrado morto dentro de uma lixeira na Rocinha. No mesmo dia, um policial militar foi morto em Mesquita e outros três ficaram feridos por tiros na Chatuba, no Complexo da Penha. Na manhã deste domingo, um policial civil foi assassinado em Niterói. Um pouco mais tarde, em Nova Iguaçu, uma troca de tiros entre três PMs que estavam de folga e bandidos armados terminou com um dos militares morto. À tarde, segundo informações do site do jornal Extra, outro PM foi morto em um assalto no Recreio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]