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A Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) estuda mudanças no sistema de Estacionamento Regulamentado (EstaR). Terceirização na venda dos cartões, uso de "raspadinhas" e pagamentos na rede bancária estão entre as principais mudanças.

A mudança mais significativa deve ser na forma que são vendidos os cartões de EstaR. Atualmente, os próprios agentes de trânsito acumulam a função de venda e de fiscalização. Para o diretor de trânsito da Urbs, Coronel Gilberto Foltran, a terceirização deverá melhorar o trabalho de fiscalização. "Os agentes perdem tempo fazendo a venda e acabam deixando de fiscalizar", afirmou.

O objetivo da Diretran é ampliar os pontos de vendas, que hoje são 37. O ideal, segundo Foltran, seria um ou dois pontos por face de quadras.

Para dificultar a falsificação, o material dos cartões também deve sofrer alterações. Estudos da diretoria sugerem o uso das "raspadinhas", já que o atual modelo permite que se use "canetas mágica", que usam tinta que desaparece.

Com as novas propostas, Foltran acredita que diminua também a abordagem aos agentes. Para regularizar sua situação, o usuário deverá procurar a Diretran ou ir direto em uma agência bancária. Hoje, deve-se procurar o próprio agente para quitar a infração no ato.

As mudanças ainda estavam em fase de estudo pela Diretran e não previsão para a implantação. Para chegar aos usuários, ainda é necessário aprovação da Urbs e do prefeito Beto Richa.

EstaR

O sistema EstaR foi criado em 1971 para garantir a rotatividade nas vagas de estacionamento e parada na região central. Também foi adotado em pontos de grande movimento, como a região da Praça da Ucrânia, na avenida Padre Anchieta, no Bigorrilho, e na avenida República Argentina, na altura da igreja do Portão, num total de 6,3 mil vagas na cidade.

Cada cartão de EstaR custa R$ 0,75 e dá direito a usar a vaga por uma hora. O motorista pode utilizar até dois cartões para ficar estacionado no máximo duas horas. Depois desse período não pode continuar na mesma face da quadra. Só pode voltar ao mesmo trecho depois de um intervalo de duas horas.

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