• Carregando...

Expor ou não o filho à mídia? Traçar estratégias rigorosas de segurança ou não? Como as celebridades devem trabalhar a fama de maneira que os filhos possam crescer e se desenvolver num ambiente saudável? Para a psicanalista Shirley Rialto Sesarino, coordenadora do Programa de Aprendizagem para Abordagem Psicossocial do Adolescente na Pontíficia Universidade Católica (PUC) do Paraná, o mais importante é avaliar qual é o significado da fama na organização da família.

"Como essa família vai lidar com a fama? Quais valores serão repassados aos filhos?", questiona a psicanalista, lembrando que o meio em que as crianças vivem repercute nas suas ações. Shirley exemplifica que os pais com notoriedade em sua carreira, seja ela política ou artística, devem cuidar para não promover o autoendeusamento com os filhos, para que eles não acabem achando que todas as portas irão se abrir pela posição que os seus pais ocupam. Também é importante discutir a validade da preservação das suas imagens. "Crianças que cresceram numa família onde os pais são famosos, como a Xuxa e o Luciano Szafir, por exemplo, já estão num ambiente acostumado à exposição na mídia. Então, de repente, querer entrar numa paranóia de preservação da imagem, pode ser pior", comenta.

A especialista lembra que a notoriedade tem tanto seus aspectos positivos quanto negativos, assim como o anonimato. "Você, sendo filho de um pai famoso, tem mais reconhecimento por parte das pessoas, mas também tem menos privacidade. Ser filho de alguém desconhecido também tem seus dois lados. É importante avaliar qual a inserção simbólica que isso vai gerar na família."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]