• Carregando...

A disseminação da pandemia da gripe A é considerada inevitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em nota divulgada ontem, a entidade diz que a pandemia do vírus Influenza deste ano tem se propagado por todo o mundo com uma velocidade sem precedentes. "Nas pandemias passadas, os vírus Influenza precisaram de mais de seis meses para se difundirem tão amplamente quanto o novo vírus H1N1 tem se difundido em menos de seis semanas", afirma a nota.

O aumento de casos nos países com transmissão sustentada está fazendo a confirmação por testes laboratoriais extremamente difícil, "se não impossível", diz a OMS. A organização completa que a contagem de casos individuais já não é essencial.

No Brasil, o exame laboratorial parou de ser realizado para todos os casos suspeitos. A mudança ocorreu porque um porcentual significativo – mais de 70% – das amostras não era da nova gripe, mas de outros vírus respiratórios. Com o aumento do número de casos no país, a prioridade do sistema público de saúde foi detectar e tratar com a máxima agilidade os casos graves e evitar mortes, segundo o Ministério da Saúde.

O órgão completa que o objetivo não é saber se todos os que têm gripe foram infectados por vírus da gripe sazonal ou pelo novo vírus. E passou-se a trabalhar com o diagnóstico coletivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]