• Carregando...
Osklen exporta estilo brasileiro que vai além dos estereótipos. | Sergio Neves/AE
Osklen exporta estilo brasileiro que vai além dos estereótipos.| Foto: Sergio Neves/AE

Dona Malvina Joana de Lima começou a pensar no mês passado o figurino que usaria no primeiro dia da 26ª edição do São Paulo Fashion Week, evento de moda que começou ontem e que ela, vendedora de roupas, faz questão de acompanhar. Seu chapéu rosa, que complementa o traje igualmente rosa, chama a atenção, mesmo ela estando na terceira fila do concorrido desfile da marca Osklen. Tanta atenção quando o jogador de polo Rico Mansur, que, mesmo tendo desmanchado seu romance com a modelo curitibana Isabeli Fontana, não dispensa os holofotes da moda.

O São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda da América Latina e um dos cinco mais importantes do mundo, é assim: reflete bem a diversidade brasileira. Diversidade esta que é aclamada sob o tema Brasileirismos, que, entre outras personalidades, homenageia Carmen Miranda, que faria 100 anos em 2009.

Mas, voltando à moda, ponto neste primeiro dia para a Osklen. Conversei com alguns experts no assunto e eles garantiram que a marca, que tem duas lojas em Curitiba, é uma das mais importantes grifes nacionais do momento. "Tem a desenvoltura que conquistou um público que não tem idade, tem espírito jovem", diz o produtor Paulo Martinez. "É uma marca que cruzou as fronteiras do Brasil e divulga um lifestye (estilo de vida) que vai além dos estereótipos", completa o editor de moda do jornal O Globo, Lula Rodrigues. Talvez a afirmação tenha mais pertinência em uma edição que aclama os ícones da cultura nacional. Para ele, a verdadeira moda brasileira vai muito além das alegorias carnavalescas, das plateias de futebol e da artesania.

A Osklen, que tem um DNA bem carioca, fez um desfile em tons de cinza, do mais claro ao quase preto. Roupa larga, desconstruída, urbana e utilitária. Segue um receituário que pode até parecer repetitivo, mas que é mais uma confirmação do tal do lifestyle nacional.

O primeiro dia deste SPFW terminou com a Colcci, que mais uma vez trouxe o "furacão" Gisele Bündchen para a passarela. Hoje é dia de desfiles importantes: Ronaldo Fraga, Isabela Capeto e Alexandre Herchcovitch, entre outros, mostram suas coleções.

A jornalista viajou a convite do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]