• Carregando...

Se em cinco anos, o número de casamentos no Paraná cresceu 21%, o de divórcios aumentou em 105% no mesmo período. As duas coisas podem estar relacionadas. A separação permite que as pessoas casem mais do que uma vez. Por outro lado, a maior facilidade em pedir divórcio pesa a favor do casamento, na hora de dizer “sim”.

“Por estranho que possa parecer, você poder se separar com mais facilidade é um motivo para poder se casar, porque sabe que não é prisioneira para o resto da vida”, explica a antropóloga Mirian Goldenberg. A lei que criou o divórcio no país é de 1977. Mas foi quando os cartórios passaram a fazer divórcios consensuais, em 2007, que o número de separações passou a crescer.

O marco jurídico vem acompanhado de uma mudança cultural. “Hoje não é mais como nos anos 1970, quando era discriminatório você ser desquitado”, resume o representante da Anoreg Ricardo Leão, que nos últimos anos viu crescer tanto o número de separações quanto de segundos e terceiros casamentos nos cartórios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]