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O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) no Paraná está trabalhando com recursos do orçamento federal de 2005. Da verba destinada no ano passado para investimentos no estado (R$ 174,3 milhões), R$ 80 milhões foram empenhados só em dezembro. Quando o governo empenha recursos, garante a execução dos projetos. O Dnit aproveitou a garantia e gastou o dinheiro na restauração e conservação das rodovias federais no estado.

Dos R$ 105 milhões previstos no orçamento para 2006 (R$ 92,7 milhões com destino certo para o Paraná e o restante de rubricas gerais), apenas R$ 60 milhões estão empenhados. Somados os recursos de 2005 e 2006, o Paraná recebeu garantias de R$ 140 milhões. Deste total, já foram gastos R$ 90 milhões, segundo Marcelo José Leal Gasino, chefe de serviços de infra-estrutura do Dnit no Paraná. "O governo acaba executando parte do orçamento anterior no ano seguinte. É normal", afirmou Gasino. O estado tem cerca de 3 mil quilômetros de rodovias federais. Quase metade da malha viária foi repassada para o governo estadual, que concedeu a exploração à iniciativa privada por 25 anos, durante o governo de Jaime Lerner.

De acordo com Marcelo Gasino, há um déficit de investimentos muito grande em todo o país por causa dos poucos recursos destinados à infra-estrutura em anos anteriores. "Seriam necessários R$ 10 bilhões por ano, durante dez anos, para tirar o atraso", disse Gasino. O orçamento anual do Dnit nacional é de R$ 6 bilhões.

Ano que vem

Para 2007, o projeto de lei orçamentária prevê o repasse de R$ 159,2 milhões, cerca de 73% a mais do que 2006, para investimentos na área de transportes no Paraná. A proposta aguarda para ser analisada no Congresso. Ainda não foram escolhidos os relatores do projeto. Os parlamentares podem apresentar emendas ainda. Mesmo com o recesso branco na Câmara e no Senado, devido as eleições, a expectativa do governo é que o orçamento seja aprovado até o fim do ano.

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