• Carregando...

27/10/1945 – Luiz Inácio da Silva nasce em Garanhuns, Pernambuco, a 230 km da capital, Recife. É registrado quase um ano depois, em 6 de outubro.

1952 – Viaja com a mãe, Eurídice, para Vicente de Carvalho (SP), onde o pai, Aristides, já trabalhava na estiva do Porto de Santos. A viagem de pau-de-arara durou 13 dias, em que se alimentou de farinha, rapadura e queijo. No litoral, vendia amendoim, tapioca e laranja.

1956 – A família muda para a capital, São Paulo, e Lula começa a trabalhar, aos 12 anos, como engraxate e entregador de roupas em uma lavanderia.

1963 – Conclui o curso de torneiro mecânico no Senai e em 1964 começa a trabalhar na Metalúrgica Aliança. Foi aí que perdeu o dedo mínimo da mão esquerda, em um acidente.

1966 – Entra para a atividade sindical por intermédio de seu irmão José Ferreira da Silva, o Frei Chico, militante do extinto Partido Comunista.

1969 – É eleito suplente da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, na Grande São Paulo. Nesse ano, casa-se com Maria de Lourdes, também operária.

1970 – Maria de Lourdes morre durante o parto.

1972 – É eleito primeiro-secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.

1974 – Casa-se com Marisa Letícia, tambémviúva, mãe de Marcos Cláudio.

1975 – É eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

1978/1979 – É reeleito presidente do sindicato e organiza as primeiras greves do ABC Paulista. Ele surgia como uma nova liderança no país. O Brasil vivia sob o regime militar e os sindicatos dos metalúrgicos do ABC desafiavam o poder constituído na luta por melhores salários. Eram movimentos de massa com piquetes nas ruas, assembléias em estádios de futebol e greves com prazos indeterminados.

1980 – Durante paralisação que envolveu mais de 100 mil trabalhadores, o sindicato de São Bernardo e Diadema sofre intervenção do governo federal e Lula é destituído do cargo, enquadrado na Lei de Segurança Nacional e acaba preso. Pouco tempo depois, as negociações entre trabalhadores e empregadores incluem a volta de Lula a suas atividades. Em fevereiro, participa da fundação do Partido dos Trabalhadores. Em 26 de maio, sua chapa é eleita para comandar a executiva da sigla.

1982 – Acrescenta o apelido "Lula" ao nome e disputa o governo de São Paulo. Fica em quarto lugar, com 1.133.695 votos.

1984 – Aparece como uma das lideranças do movimento Diretas Já.

1986 – Candidata-se a deputado federal e obtém a maior votação do país: 651.763.

1989 – Disputa pela primeira vez a Presidência da República. No primeiro turno, consegue ficar em segundo lugar, com poucos votos à frente de Leonel Brizola. No segundo turno, é derrotado por Fernando Collor de Mello.

1994 – Decidido a disputar novamente o cargo, Lula cruza o país com a Caravana da Cidadania. É derrotado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

1995 – Deixa a presidência nacional do PT e passa o cargo para José Dirceu. Fica como presidente de honra do partido e continua com a Caravana da Cidadania.

1998 – Disputa a Presidência da República novamente e mais uma vez é derrotado por FH no primeiro turno.

2002 – É eleito presidente da República vencendo o tucano José Serra no segundo turno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]