• Carregando...

A documentação da empresa contratada e do engenheiro responsável pela obra no barracão no quartel do Exército, da 15ª Circunscrição de Serviço Militar, no bairro Boqueirão, em Curitiba, está regular. A informação foi repassada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) à Gazeta do Povo na manhã desta terça-feira (24). Uma viga do barracão cedeu e provocou a queda do telhado na manhã de sábado (21). Dois operários morreram no acidente e quatro pessoas ficaram feridas.

De acordo com a gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Adriana Casagrande, um engenheiro do conselho foi até a obra na segunda-feira (23) e constatou que havia toda a documentação necessária. "A autorização para o início da obra está regular, bem como a documentação do profissional habilitado (engenheiro responsável) e da empresa contratada", afirmou a gerente. O engenheiro do Crea coletou informações e fez fotos do local do acidente.

Adriana destacou que não é de responsabilidade do Crea fazer o laudo sobre as causas do acidente. "O Crea vai averiguar a conduta do profissional (engenheiro responsável) e se há eventual responsabilidade pelo acidente", disse.

O Crea solicitou, por meio de ofício, cópias dos laudos que serão feitos pela Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), órgão da prefeitura de Curitiba, Corpo de Bombeiros, Exército e empresa responsável pela obra. O Crea reunirá essas informações e analisará os dados. A partir dessas informações é que se deve chegar às causas do acidente. Não há prazo previsto para a conclusão dessa investigação.

O caso também será investigado pelo Núcleo de Repressão aos Crimes Contra a Saúde (Nucrisa). A investigação será repassada nos próximos dias pela Delegacia de Homicídios (DH), que inicialmente havia aberto inquérito para apurar as circunstâncias das mortes dos operários.

O Nucrisa informou na manhã de terça-feira que ainda não tinha assumido o inquérito. "Não é homicídio. É acidente de trabalho", disse o delegado titular da DH, Rubens Recalcatti, ao justificar a transferência do inquérito.

Os dois mortos foram identificadas pelo Instituto Médico Legal como João Paula Cordeiro, 37 anos, e Santos Capelim de Lara, 56 anos.

Cosedi interdita local do acidente

O barracão do Exército foi interditado pela Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), da prefeitura de Curitiba, no sábado (21), logo após o acidente. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, a Cosedi notificou o Exército para que apresente um laudo técnico sobre a estrutura do barracão. Um engenheiro civil deverá ser contratado para confeccionar o parecer.

O Exército tem prazo de 10 dias úteis - contados a partir da segunda-feira (23) – para apresentar o laudo. A Cosedi irá analisar o laudo e – se não houver problemas estruturais – uma nova vistoria será feita e a obra poderá ser liberada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]