• Carregando...

A partir do próximo dia 18, o Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná passará a emitir o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) com o acréscimo de um Código Numérico de Segurança de onze dígitos. A medida atende à Resolução 209/06 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que visa a agregar elementos de segurança aos documentos para evitar falsificação e adulteração.

"Com o novo modelo de documento ganhamos em segurança. Teremos, inclusive, uma impressora especial para a impressão do novo modelo de CRV e CRLV", explica o diretor-geral do Detran, coronel David Antônio Pancotti. Além da modificação no documento, o Detran também passa a centralizar na capital a emissão do CRV e CRLV.

"A centralização vai agilizar o cumprimento da resolução do Contran e também vai dar mais segurança ao processo, já que vai diminuir a possibilidade de extravio de cédulas em branco de CRV e CRLV e a conseqüente utilização indevida", explica Pancotti.

De acordo com ele, a entrega dos documentos nas unidades fora de Curitiba será em até 72 horas, tanto para os despachantes quanto para os atendimentos particulares. A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) ficará encarregada de emitir os documentos, que serão redistribuídos para as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) via malote. "Para o futuro, há planos para que os documentos passem a ser emitidos também nas principais cidades do interior", diz Pancotti.

O prazo para a implantação da resolução do Contran, em todo o país, era até o dia 30 de novembro, mas, de acordo com a assessoria de imprensa do Detran, o atraso no estado ocorreu devido à necessidade de adaptação do sistema pela Celepar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]