• Carregando...
O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro | Divulgação/Prime Shows
O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro| Foto: Divulgação/Prime Shows

Doentes de Parkinson fizeram uma passeata de um quilômetro nesta quarta-feira (18) em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, em Curitiba. Segundo reportagem do Paraná TV, os manifestantes protestavam contra a falta de medicamentos, que deixaram de ser distribuídos desde fevereiro deste ano.

O grupo de pessoas queria ouvir do governador Roberto Requião porque a distribuição foi suspensa e quando os remédios voltam a ser oferecidos. Como não foram recebidos por nenhum representante do governo, os integrantes do protesto deixaram um documento na Casa Civil cobrando explicações.

Os remédios que eram distribuídos pelo governo estadual são caros, e muitos dos doentes não têm condições de comprá-los. São medicamentos que diminuem os tremores e a rigidez dos músculos provocados pela doença.

De Londrina, Norte do estado, o secretário de Saúde Cláudio Xavier disse, ao Paraná TV, que a falta de remédios para o tratamento da Doença de Parkinson e também de outras doenças graves foi causada por um problema na licitação e ainda não há uma data definida para que os remédios voltem a ser fornecidos aos pacientes.

Prefeitura anuncia compra

No final da tarde desta quarta-feira, o prefeito de Curitiba Beto Richa anunciou a compra pelo município dos remédios para os doentes de Parkinson. O anunciou foi feito durante uma homenagem ao prefeito e a à presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, por parte de um grupo de idosos que freqüentam a Unidade de Atenção ao Idoso, na praça Ouvidor Pardinho.

Por decreto federal, cabe ao Estado a compra de medicamentos especiais, mas o prefeito se disse sensibilizado com a situação. Richa também anunciou que enviará ao Ministério da Saúde um pedido para que as verbas destinadas à compra dos medicamentos sejam repassadas diretamente ao município, e não mais ao Estado.

O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, fará um reunião nesta quinta-feira (19) com os representantes da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinson para acertar os detalhes da compra e distribuição dos medicamentos. O prefeito acredita que em uma semana será possível distribuir os remédios aos pacientes.

Governo garante distribuição

No começo da noite, de acordo com informações divulgadas na Agência Estadual de Notícias, o secretário da Saúde Cláudio Xavier garantiu a distribuição dos medicamentos de alto custo, como os remédios para tratamento da Doença de Parkinson. Xavier disse que a distribuição será normalizada em alguns dias e o problema, atípico e momentâneo, ocorreu devido ao aperfeiçoamento do processo de compra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]