• Carregando...

Dois cavalos e um gavião cego sob proteção da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), em Benfica, no Rio de Janeiro, foram furtados na madrugada desta terça-feira (27) da sede da instituição. Os ladrões tentaram levar também a égua Pacífica, de 10 anos, que reagiu e foi agredida. Segundo Izabel Cristina Nascimento, presidente da entidade, o animal ficou com lesões pelo corpo e teve o nariz rasgado pelas agressões dos criminosos. Foi o quinto assalto sofrido pela entidade este ano. Há cerca de um mês, dois gaviões foram furtados. Com o furto da ave cega, batizada de Magu, não há mais gaviões acolhidos na Suipa.

“Já não suportamos mais. Temos um muro e um portão com mais de três metros de altura. Tem uma UPP em frente. Mas isso não resolve. Precisamos de cerca elétrica. Não conseguiram levar a Pacífica por que ela é bem arredia. Deve ter dado coice, mordido muito. Ainda mais que ela adotou uma égua mais nova que chegou há pouco tempo, a Yasmim. Se tentaram pegar a filha dela devem ter sofrido muito com a Pacífica, que tem este nome por que chegou à Suipa no período em que o Jacarezinho foi ocupado pela Polícia Militar para a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora)”, contou Izabel. “Ela foi resgatada em São Gonçalo, e policiais militares a trouxeram num caminhão. Hoje ela está um touro”.

Os cavalos levados são Arregue, de cerca de 10 anos, resgatado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em julho deste ano, quando puxava uma carroça; e Petrobras, de 8 anos, batizado assim por que foi encontrado próximo à Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, na Rodovia Washington Luís.

“Ele puxava uma carroça com muito ferro. O homem não queria deixar que cuidássemos dele. Precisamos dar R$ 100 a ele. Um absurdo”, lembrou a presidente da Suipa.

O gavião Magu estava na Suipa, dividindo gaiolas improvisadas no gatil, há cerca de um mês. Ele foi resgatado por bombeiros em Belford Roxo.

“Cegaram ele com fogo de isqueiros e fósforo. É muita maldade. Por que alguém iria querer levar um pássaro desse, que está em tratamento?”, questionou Izabel.

Em setembro de 2013, Izabel preciso pagar mil reais a um grupo de moradores da Mangueira pelo resgate de Pacífica. Em março de 2007, foram quase mil reais pagos a ladrões do Jacarezinho pelo resgate de sete cães da raça pitbull roubados do lugar.

Atualmente, há cerca de cinco mil animais abrigados na Suipa. A instituição tem seis mil associados, que doam cerca de R$ 50 por mês para a manutenção do lugar. Izabel critica a falta de investigações que levem os ladrões para a cadeia e cobra um policiamento mais eficiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]