• Carregando...

Dois homens de Guiné-Bissau foram presos na tarde de anteontem pela Polícia Federal em Paranaguá. Eles embarcaram clandestinamente no navio Vega Aries, de bandeira de Antígua e Barbuda, e queriam entrar clandestinamente no Brasil. Os clandestinos se esconderam no navio e foram descobertos apenas em alto-mar. Segundo o delegado da Polícia Federal de Paranaguá, Sérgio Luís Stinglin de Oliveira, por questão de segurança o desembarque dos clandestinos foi autorizado.

"Conforme determinação judicial do da Vara Federal de Parana­­guá, foi solicitada a prisão deles até que seja realizado o processo de repatriação", afirma. "A princípio não havia nenhum problema de doença ou segurança, mas com o passar dos dias eles começaram a demonstrar atos de hostilidade, inclusive para fugir da embarcação."

O navio saiu de Guiné Bissau e chegou ao Porto de Paranaguá dia 15 de janeiro. A embarcação veio ao Brasil para carregar açúcar. Agência marítima Wilson Sons foi multada em R$ 1.854,00 pelo embarque dos homens e deve custear a viagem de repatriação dos guineenses. Os dois clandestinos foram transferidos para a superintendência da PF em Curitiba e devem aguardar decisão judicial. O navio Vega Aries deve retornar amanhã à Africa.

Nigerianos

O grupo de nove nigerianos clandestinos que desembarcou em Paranaguá, em setembro de 2011, ainda permanece em Paranaguá sob liberdade vigiada. Dos nove, seis querem voltar para a Nigéria e três querem permanecer no Brasil. Até que o processo deles seja julgado pelo Comitê Nacional de Refugiados (Conare), órgão ligado ao Ministério da Justiça, eles devem permanecer em um hotel em Paranaguá. As despesas do hotel e da repatriação são de responsabilidade do armador no navio. De acordo com o advogado da agência marítima responsável pelos nigerianos, Eduardo Digiovani, o retorno dos que pretendem voltar ao país já foi marcado, entre o final de fevereiro e começo de março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]