Dois lixões clandestinos foram descobertos em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, na manhã desta quinta-feira (16). A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente recebeu denúncias anônimas de que resíduos da construção civil e até lixo hospitalar seriam despejados irregularmente em duas áreas próximas no bairro Guarituba.

CARREGANDO :)

Uma pessoa foi presa em flagrante nesta manhã e deve ser indiciada por crime ambiental. De acordo com o delegado Wallace de Oliveira Brito, o homem era o "administrador" dos lixões irregulares e negociava com algumas empresas o despejo de materiais nas áreas. Um dos terrenos tem aproximadamente 10 mil metros quadrados de área e o outro tem 5 mil metros quadrados.

Ao chegar ao local, os policiais civis encontraram caliça e outros detritos de construção. O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado e as equipes ainda vasculhavam os dois espaços, por volta das 10 horas, para verificar se existe ou não lixo hospitalar.

Publicidade

"O próximo passo da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente será a identificação das empresas que despejam irregularmente materiais nos lixões", afirmou o delegado. As investigações tiveram início há quatro meses.

Danos ambientais

De acordo com a delegacia, as duas áreas não têm licença ambiental para funcionar. Os policiais já constataram que houve degradação da vegetação na região e poluição da nascente de rio localizada nas proximidades dos lixões.