• Carregando...

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde de desta segunda-feira (9) duas mortes em Itajaí em razão das chuvas que atingiram neste domingo quatro regiões do Estado. De acordo com o órgão, Bernadete Búrigo, 34 anos, e Matheus Thomaz, de 7 anos, morreram depois que o carro ocupado por eles caiu de uma ponte que cedeu após o rompimento de uma barragem no bairro Brilhante 2.

Além disso, 467 pessoas tiveram de deixar suas casas por causa de transtornos causados pela chuvas em Santa Catarina, segundo divulgou a Defesa Civil nesta segunda-feira . No total, são 106 desabrigados e 361 desalojados.

Tempestades causaram prejuízos em treze cidades no domingo (8). Os municípios com problemas que notificaram a Defesa Civil são: Itajaí, Brusque, Camboriú, Balneário Camboriú, Florianópolis, Praia Grande, Ituporanga, Criciúma, Rio do Sul, Turvo, Ponte Alta, Bocaina do Sul e Porto Belo.

O município de Bocaina do Sul informou a ocorrência de uma forte chuva de granizo que deixou 100 pessoas desalojadas. A prefeitura encaminhou decreto de situação de emergência. Porto Belo também registrou ocorrência de enxurradas e 50 residências foram danificadas.

Falta de energia

Os fortes ventos e as chuvas prejudicaram o abastecimento de energia elétrica em diversos municípios de Santa Catarina. No começo da tarde desta segunda-feira foi restabelecido o sistema para algumas unidades consumidoras na região de Criciúma (SC), que ainda estavam sem energia.

Em Maracajá e Ermo, houve maior número de ocorrências, com transformadores queimados, postes derrubados e cabos rompidos em diversos pontos dos municípios. Cerca de 15 mil clientes ficaram sem energia. O sistema já foi restabelecido.

Mais de 37 mil unidades consumidores em Curitibanos, Ponte Alta, Correia Pinto, Palmeira, Otacílio Costa, Bocaina do Sul, Bom Retiro e Urubici também ficaram sem energia.

Alerta

De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, o alerta será mantido até quarta-feira (11) por causa da previsão de chuva intensa. Há riscos de alagamentos e deslizamentos no Litoral e Vale do Itajaí.

"Pedimos que as pessoas não transitem em áreas alagadas e observem em volta de suas casas a movimentação do solo e que procurem o órgão responsável mais próximo", diz Alves.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]