PF sequestrou imóvel de luxo em Londrina, que seria do líder de uma das facções que lavava dinheiro| Foto: Polícia Federal / Divulgação

O doleiro Alberto Youssef, de Londrina, foi preso na manhã desta segunda-feira (17), em operação deflagrada pela Polícia Federal em sete estados. A operação Lava Jato, que pretende desarticular organizações criminosas de lavagem de dinheiro resultou no sequestro do imóvel onde funciona o Hotel Blue Tree, propriedade de Youssef. Além do doleiro, Enivaldo Quadrado, réu do mensalão, foi detido em Assis (SP) por suposto envolvimento no esquema.

CARREGANDO :)

Segundo informações da PF, foram realizadas buscas nas casas do empresário em Londrina e em São Paulo, além de uma empresa dele, também na capital paulista. Youssef foi preso em um hotel no Maranhão. Em 2004, o doleiro foi condenado pela Justiça por crimes contra o sistema financeiro nacional.

Ao todo, devem ser cumpridos 81 mandados de busca e apreensão, 18 de prisão preventiva, 10 de prisão temporária e 19 de condução coercitiva – quando o suspeito é levado até a delegacia para prestar depoimento. De acordo com a PF, os montantes investigados passam de R$ 10 bilhões. Até as 9h, a PF já havia apreendido carros, joias e obras de arte.

Publicidade

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Paraná e são cumpridos em Londrina, Curitiba, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu,além de cidades de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal.

Além de envolver alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil, o grupo investigado é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas, desvios de recursos públicos, dentre outros.

A operação foi assim intitulada porque um dos grupos fazia uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores oriundos de práticas criminosas.