• Carregando...
Dom Jaime mostrando o registro de seu encontro com o Papa João Paulo II, no Vaticano, em 1963 | Arquivo/Gazeta do Povo
Dom Jaime mostrando o registro de seu encontro com o Papa João Paulo II, no Vaticano, em 1963| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O primeiro Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maringá na noite de sábado (3). O estado de saúde do religioso se agravou nos últimos dias e, agora, ele precisa da ajuda de aparelhos para respirar.

Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Maringá, Dom Jaime também passará a fazer hemodiálise diariamente por causa do quadro grave de insuficiência renal. O arcebispo iniciou o tratamento de hemodiálise há cerca de dois meses.

Em 27 de junho, ele foi internado na Santa Casa pela primeira vez nos últimos dois meses. Em 30 de junho, a equipe médica do hospital liberou o religioso para permanecer em casa, atendendo a um pedido dele mesmo. Ele passou, então, a ser acompanhado por uma equipe de enfermeiros na residência episcopal.

Celebração de 97 anos

Em 26 de julho, Dom Jaime comemorou o aniversário de 97 anos com a celebração de uma missa em ação de graças no auditório da TV 3º Milênio, fundada por ele. Antes disso, no dia 20, o religioso surpreendeu os fieis. Mesmo com a saúde debilitada e com dificuldades de locomoção, ele participou da missa de envio com os jovens peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Maringá.

Durante a celebração, na Catedral Nossa Senhora da Glória, o arcebispo fez questão de dizer uma mensagem aos participantes que iam para o encontro da JMJ no Rio de Janeiro. "Pra frente. Não parem no meio do caminho. Avante. Sempre pra frente, buscando a santidade do coração, a pureza de alma, a busca de uma participação verdadeira na Igreja de Deus."

Dom Jaime é uma das principais personalidades da história de Maringá

Dom Jaime Luiz Coelho é uma das principais personalidades da história de Maringá. Paulista, de Franca, foi designado bispo da então recém-criada diocese de Maringá em 1956. Com a elevação de Maringá a arquidiocese, foi promovido arcebispo metropolitano em 1980. Deixou o comando da Igreja Católica na região de Maringá em 1997, quando foi sucedido por Dom Murilo Krieger.

Foi idealizador e um dos responsáveis pela construção da Catedral Nossa Senhora da Glória, símbolo de Maringá e um dos maiores monumentos da América Latina. Também fundou e dirigiu a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, embrião da atual Universidade Estadual de Maringá (UEM), na qual foi ministrado o primeiro curso superior do Município.

Além disso, Dom Jaime teve participação fundamental em uma série de acontecimentos importantes para o crescimento de Maringá, como a construção da Livraria Católica - depois entregue às religiosas da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, conhecida como Irmãs Paulinas; a transformação do Albergue Noturno em Albergue Santa Luíza de Marillac; a criação do jornal diário Folha do Norte do Paraná; a implantação da TV católica 3º Milênio, fundada pelo padre Gerhard Schneider; e a obra de desfavelamento do Núcleo Social Papa João XXIII.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]