• Carregando...
Dom Rafael Biernaski comandará a arquidiocese de Curitiba até que Papa Francisco nomeie um novo arcebispo para Curitiba | Arquidiocese de Curitiba/ Divulgação
Dom Rafael Biernaski comandará a arquidiocese de Curitiba até que Papa Francisco nomeie um novo arcebispo para Curitiba| Foto: Arquidiocese de Curitiba/ Divulgação

Após a morte repentina do então arcebispo de Curitiba dom Moacyr José Vitti, o Colégio de Consultores da Arquidiocese da capital elegeu, na manhã desta terça-feira (1º), o bispo auxiliar dom Rafael Biernaski como novo administrador da arquidiocese.

A reunião dos consultores obedece a normas do Direito Canônico, que prevê a indicação inicial de um novo administrador em até oito dias após a morte do arcebispo. O resultado da eleição é comunicado à Santa Sé, que confirma o administrador.

Biernaski comandará a Cúria durante o período de Sé vacante, que só termina quando o Papa Francisco nomear um novo arcebispo para Curitiba. O processo pode levar até um ano.

Morte de dom Moacir Vítima de um enfarte, dom Moacyr José Vitti morreu por volta das 14h40 da última quinta-feira (26).

Segundo dom Rafael Biernaski, que estava com dom Moacyr no momento do enfarte, o arcebispo havia almoçado na casa do clero, nos fundos de sua residência. Como era hábito, ele voltou para casa, caminhando por 800 metros, para tomar um café em sua cadeira. "Ele se inclinou, permaneceu na cadeira. Chamei a ambulância, que chegou em oito ou 10 minutos, tentaram reanimá-lo, mas depois de alguns minutos foi constatado seu falecimento", contou dom Rafael. Dom Moacyr não tinha histórico de problemas cardíacos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]