• Carregando...

Alternativa

Programação ampliada tem cinema e choro

Para quem não gosta de samba, a Fundação Cultural de Curitiba planejou uma programação ampliada para os dias de Carnaval – entre 1º e 4 de março. Para a Cinemateca, está marcado um festival de cinema de horror. Já o Conservatório de MPB recebe uma mostra de choro. As escolas de samba curitibanas também realizam ensaios abertos à população. A programação completa pode ser consultada no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br.

Segurança

Para garantir a tranquilidade da população, a organização do evento pede que foliões não entrem na avenida com garrafas e caixas de isopor. Latinhas estão liberadas. A Setran estará no local alertando sobre os perigos de misturar álcool e direção.

Temas infantis e super-heróis prometem tomar conta da Rua Marechal Deodoro na tarde de domingo, no pré-carnaval curitibano. A partir das 15 horas, o tradicional bloco Garibaldis e Sacis comanda a festa e anuncia as cinco músicas finalistas do 4º Concurso de Marchinhas e Zoeiras Carnavalescas, compostas por foliões da cidade. As marchinhas serão cantadas para que o público possa votar, durante a semana, nas redes sociais do bloco. A vencedora será revelada no próximo domingo.

INFOGRÁFICO: Veja como fica o trânsito em torno da Marechal Deodoro

Entre as 23 músicas inscritas no concurso estão marchinhas, sambas e funks que tratam, na maioria das vezes, de temas ligados à cidade. Foliões que quiserem conhecer as letras podem acessar o site www.garibaldisesacis.com.br.

O sucesso na "estreia" da Marechal como passarela do samba foi tanto – mais de 10 mil pessoas passaram pelo local – que a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) espera atrair mais do que o dobro do público neste segundo domingo de pré-carnaval. "Se o tempo ajudar, esperamos de 30 a 40 mil pessoas. Estamos muito satisfeitos com o resultado. A família pôde voltar a participar do Carnaval de Curitiba. Vimos cadeirantes, crianças, conversei com uma senhora de 89 anos que estava emocionada por poder brincar com essa idade", conta Igor Cordeiro, superintendente da FCC.

De acordo com Cordeiro, o Garibaldis e Sacis – que marcou os pré-carnavais de Curitiba no Largo da Ordem – foi para a Deodoro com o objetivo de "unir os carnavais", com foco na segurança e na qualidade técnica. "Pela primeira vez, deu para ouvir os cantores decentemente, a bateria teve condições de trabalho. Foi maravilhoso, superou as expectativas."

Diferentemente da semana passada, quando o evento contou com a participação especial da Orquestra Contemporânea de Olinda, agora a animação ficará por conta somente do Garibaldis e Sacis. A concentração na "Arena pré-carnaval" terá início às 15 horas, mas o show começa às 15h30. "Como acabou o horário de verão, o show termina 19h30, para que não se prolongue pela noite", explica Cordeiro.

Atraso na programação deixou foliões chateados

Entre os leitores da Gazeta do Povo, que se manifestaram por meio dos canais de opinião do jornal, alguns disseram preferir o pré-carnaval no Largo da Ordem, com menos prédios e cabeamento aéreo. Já a leitora Vivian de Fátima Daldin, que chegou às 16 horas na Marechal, relatou "um chá de espera" para ouvir a Orquestra Contemporânea de Olinda, que tocou por volta das 17 horas. "[Depois] esperamos até 18h30 porque cansamos e também porque tínhamos outro compromisso às 19 horas... Quando estávamos seguindo pela Deodoro, sentido Norte, é que avistamos o trio vindo da Conselheiro Laurindo e entrando na Deodoro... Chateados!", comentou.

O canal telefônico 156, da Prefeitura, recebeu cinco chamadas relacionadas ao pré-carnaval entre os dias 8 e 10 de fevereiro. Três pessoas reclamaram do local escolhido e sugeriram que esse tipo de evento seja feito em áreas menos residenciais, por causa do barulho que geram. Uma pessoa solicitou que o bloqueio se inicie apenas na Rua Nilo Cairo, para evitar congestionamento no entorno da Carlos Gomes. Outra reclamação foi relacionada ao horário de término do pré-carnaval, que estava programado para 19 horas, mas só acabou às 20h30.

TRÂNSITO

Confira como ficam o tráfego e o transporte coletivo nos dias de pré-carnaval e desfile:

O trânsito de veículos na Rua Marechal Deodoro, entre a Travessa da Lapa e Avenida Marechal Floriano, será bloqueado a partir das 14 horas e liberado após às 20 horas.

Os ônibus que atendem a região funcionarão normalmente nos domingos de desfile, com pequenos ajustes de rota, caso necessário. As linhas que transitam pela Marechal Deodoro serão desviadas para rotas próximas.

Haverá espaço para estacionamento de bicicletas próximo à entrada da Rua Barão do Rio Branco (é preciso levar corrente), e também espaço adequado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]