• Carregando...
Vídeo | RPC TV
Vídeo| Foto: RPC TV

Paranavaí – A dona de casa Edna do Carmo Fernandes da Silva, 34 anos, mãe de um bebê de 5 meses, é a oitava vítima da dengue no Paraná. Ela morava em Paranavaí (Noroeste do estado), mas morreu anteontem na Santa Casa de Cianorte, para onde foi transferida na terça-feira passada devido à falta de vagas de UTI na cidade natal.

O marido da vítima, Róbson Fernandes da Silva, que contraiu a dengue junto com a mulher na última semana de abril, mas conseguiu curar a doença com o tratamento, disse ontem que perdeu a mulher porque as complicações nela foram graves. A Regional de Saúde de Cianorte informou que os primeiros exames descartaram a dengue hemorrágica e tudo indica que ela tinha dengue clássica, mais branda que a outra. Uma fonte da equipe médica que atendeu a paciente na Santa Casa de Cianorte informou que ela sofreu um enfraquecimento global do coração e isso a levou ao óbito.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, por meio da assessoria de imprensa, que a morte de Edna continua em investigação, para determinar se foi dengue clássica mesmo, e só terá um diagnóstico preciso nos próximos dias. Conforme o boletim da Sesa, até agora já morreram no estado duas pessoas com dengue hemorrágica. Elas moravam em Maringá. Outras cinco vítimas foram de dengue clássica com complicações (duas em Maringá, uma em Cianorte, uma em Foz do Iguaçu e uma em Paranavaí).

O marido de Edna, que é funcionário público, não foi ao trabalho ontem. Ele ainda não sabe como vai fazer para cuidar das filhas de 9 e 6 anos e, principalmente, do bebê que se alimentava de leite materno. Ele lamenta o fato de o diagnóstico da mulher não ter sido preciso logo nos primeiros dias em que ela foi atingida pela doença. "A gente sabia que ela não estava bem, mas os médicos a medicavam e não investigavam a origem da febre que era alta, constante e evoluiu até a morte", disse.

Róbson também criticou a falta de UTI em Paranavaí. "Na Região Noroeste só havia uma vaga de unidade intensiva em Cianorte e foi para lá que tivemos de viajar às pressas na madrugada de terça-feira sob frio rigoroso. Infelizmente já era tarde."

O balanço da dengue no estado, divulgado ontem pela Sesa, mostra a existência de 40.665 casos notificados no Paraná, dos quais 15.354 estão confirmados. A secretaria informou que o número se mantém estável no estado devido às ações de combate realizadas em parceria com a comunidade nas cidades mais atingidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]