• Carregando...

O Sindicato dos Jornaleiros do Estado do Paraná (Sinjor-PR) programou para a manhã de quarta-feira (21) uma manifestação contra a exclusividade conferida às lotéricas para venda de cartões do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

A Secretaria de Trânsito (Setran) de Curitiba firmou em abril um convênio que limita a comercialização de talões e a regularização de avisos às agências lotéricas ligadas à Caixa Econômica Federal.

Donos de bancas de jornal prometem ir à Câmara Municipal pedir que vereadores intercedam a favor da categoria. Eles dizem ter direito a vender os cartões de EstaR por estarem perto da população e presentes em toda a cidade. De acordo com a classe, a Caixa Econômica e as lotéricas cobram comissões para prestar o serviço, ao contrário das bancas, que o fazem gratuitamente.

A secretária de Trânsito, Luiza Simonelli, concorda que os jornaleiros têm proximidade com os moradores, mas informa que apenas 20 bancas de jornal da cidade estão credenciadas na Setran e autorizadas a vender os talões. Ela diz que o contrato de exclusividade foi celebrado com a Caixa para dar maior profissionalização à venda do EstaR. "Antes, o dono da banca ia até a Setran, comprava o talão por R$ 13 e revendia por R$ 15. Era uma operação muito caseira. Agora, funciona tudo por operação bancária."

A distribuição é feita através dos Correios, por malote fechado, até as agências lotéricas. Segundo Luiza Simonelli, a operacionalização dá mais segurança, já que talões de EstaR equivalem a dinheiro. a secretária diz ainda que as bancas de jornal apenas vendiam os cartões, não faziam a regularização dos avisos. "De 20 pontos de venda passamos a oferecer 160 onde o serviço é completo", argumenta.

Luiza Simonelli afirma que não foi procurada pelo Sinjor e aponta que o diálogo deve ser feito com a Caixa. "É a Caixa que deve decidir se é possível ou não fazer contratos com os donos de bancas de jornal."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]