• Carregando...

O médico veterinário Carlos Leandro Henemann, especialista em atendimento de animais de pequeno porte, diz que há técnicas e procedimentos para fazer com que cães e gatos deixem de incomodar os vizinhos, o que ajuda a evitar os riscos de envenenamento ou atropelamento.

No caso dos cachorros, a primeira medida é consultar um veterinário para saber qual raça se enquadra no perfil do futuro proprietário. Para quem já tem cachorro, o recomendável são algumas mudanças no relacionamento com o animal.

Ao chegar em casa, por exemplo, o médico veterinário recomenda que o dono não dê atenção ao cachorro de imediato. "O animal fica muito ansioso esperando aquele momento. Portanto, se o cachorro for condicionado a não receber atenção naquele instante, ele pode fazer menos barulho durante o dia", explica. Outra dica é não ter muitos cães no mesmo lugar. "Além de incomodar os outros, eles brigam pela hierarquia". O recomendável, afirma Henemann, é ter no máximo três cachorros.

Os gatos exigem um certo investimento. Como na época de procriação os gatos saem de seu ambiente e fazem muito barulho, o recomendável é castrá-los. "Se forem castrados, os gatos não saem para rua para procurar uma ‘namorada’", enfatiza Hanemann. O custo médio de uma cirurgia de castração de gatos, incluindo medicação, fica em R$ 170 para os machos e R$ 270 para as fêmeas. (MXV)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]