
Doze radares de trânsito serão ligados à zero hora deste sábado (26) em Curitiba. Oito deles também estão preparados para registrar avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e conversões proibidas. Por enquanto, apenas a fiscalização do excesso de velocidade está ativada. Com a entrada em operação dos novos equipamentos, chega a 79 o total de radares na capital. A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) informou que todos os radares em funcionamento estão sinalizados e foram aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e pelo INMETRO. Os novos equipamentos começaram a ser instalados no início de abril e depois do processo de implantação concluído a cidade terá 140 radares. A previsão inicial era de que todos estariam funcionando até o final de junho.
Velocidade
Os radares são equipamentos de fiscalização eletrônica que estão ajustados para detectar velocidade superior à regulamentada para a via. Em Curitiba, um radar fixa o limite de velocidade em 40 km/h. Ele está localizado no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua José de Alencar e aplica em média 200 multas por dia. Somente nas chamadas "lombadas eletrônicas" o limite é de 40 km/h. A diferença confundiu os motoristas e levou a Urbs a reforçar a sinalização no local.
Além do radar de 40 km/h, seis fixam o limite de velocidade em 70km/h. Eles esstão da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres). Os outros 72 radares estão em ruas e avenidas onde o limite de velocidade é de 60km/h.
Radares antigos
De acordo com a Urbs, todos os antigos radares foram desligados no dia 2 abril, com o fim do contrato anterior com a empresa que gerencia os equipamentos. Dos novos equipamentos, 69 unidades serão instaladas em locais diferentes e 71 vão funcionar próximos a pontos antigos. A Urbs informou que todos os radares velhos já foram retirados da cidade. Os 140 novos equipamentos substituem os 110 radares instalados em 1999.
Contratos
A substituição dos aparelhos antigos está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa que administra os radares há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de uma determinação judicial. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux.
Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora da nova licitação. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital.
Veja no mapa a localização aproximada de todos os radares instalados em Curitiba
Em vermelho estão sinalizados os radares que flagram, além do excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada na faixa de pedestre e conversão proibida.



