As chuvas deixaram um cenário de destruição nas ruas de Duque de Caxias| Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Chuva causa segunda morte no Rio de Janeiro

Um homem de 49 anos morreu na manhã desta sexta-feira (4) ao ser atingido por uma árvore durante deslizamento de terra na Estrada da Paz, no Alto da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro

Leia matéria completa

CARREGANDO :)
Veja também
  • Identificada vítima das chuvas em Duque de Caxias
  • Postos de coleta recebem doações para vítimas das enchentes no Rio
  • Vítima da chuva, menino de 9 anos é encontrado com vida

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, anunciou nesta sexta-feira (4), após se reunir com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o governador do Rio, Sérgio Cabral, a liberação de R$ 5 mil para cada uma das 300 famílias atingidas pelo temporal no distrito de Xerém poderem comprar móveis e eletrodomésticos.

Publicidade

As famílias que terão direito à verba - a ser liberada pelo governo do estado - serão definidas a partir de um cadastramento que a prefeitura começará a fazer nos próximos dias. Ele anunciou também que cerca de 250 casas estão condenadas, a maioria na beira do Rio Capivari, e os seus moradores receberão um auxílio, ainda não definido, para comprarem um imóvel em outra área.

Cardoso disse ainda que a recuperação das ruas, estradas e pontes será feita com verbas do governo federal, que também ficará responsável pelo pagamento do aluguel social às famílias desabrigadas. Segundo ele, o valor ainda não foi calculado, mas terá como base os preços de mercado. A verba federal também será usada na dragagem dos rios que cortam o distrito.

Cabral e Bezerra desembarcaram de um helicóptero por volta das 14h em Xerém, depois de um sobrevoo pela região atingida pela enxurrada. O prefeito embarcou em uma van juntamente com o governador e o ministro para uma visita aos locais mais castigados. Eles desceram do veículo e foram a pé até uma das pontes atingidas pelo temporal.

Cardoso adiantou que um projeto de readequação das margens dos rios e córregos da região está sendo finalizado pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. "Eu vou fazer de Xerém um modelo ambiental para o Brasil. Você pode ter certeza disso", prometeu.