• Carregando...

O eclipse parcial do sol não pôde ser visto em Curitiba, região metropolitana, em quase toda a região dos Campos Gerais, e no extremo Noroeste do Paraná - na divisa com o Mato Grosso do Sul. Mesmo aqueles que se propuseram a acordar cedo para ver o fenômeno foram impedidos pelo tempo.

A sexta-feira amanheceu com céu encoberto na faixa que vai desde a região Leste até a área central do Paraná. "No litoral acredito que o eclipse pôde ser visto, já que o céu estava mais limpo. Mas em Curitiba e na região metropolitana, com certeza não", disse o meteorologista do Instituto Simepar, Samuel Braun.

O evento pôde ser visto com perfeição apenas sobre as Guianas, Suriname e um pedaço do Amapá, mas as cidades e países que estiverem ao sul destes locais e próximos ao Oceano Atlântico viram o fenômeno parcialmente.

O eclipse começou às 6h44 da manhã desta sexta e terminou às 8h50. O ápice do fenômeno, ou seja, quando a lua cobrirá 33% do sol em Curitiba, aconteceu às 7h45.

Em Curitiba, mesmo sem ninguém ter visto, a lua cobriu apenas 33% do sol, em Londrina chegou a 34% e em União da Vitória apenas 32% do sol foi encoberto. Em cidades mais ao norte do país, como em Fortaleza, esse número sobe a 81%, mas em Porto Alegre cai a apenas 25%. Astrônomo explica o fenômeno

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]