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Foto do repórter fotográfico Rodolfo Bührer mostra em quais mãos (ou pés) está o destino do Atlético nesta quarta-feira | Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo
Foto do repórter fotográfico Rodolfo Bührer mostra em quais mãos (ou pés) está o destino do Atlético nesta quarta-feira| Foto: Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo

O primeiro passo para a implantação de um metrô em Curitiba será dado amanhã. A prefeitura lançará o edital para contratação do projeto do trecho Norte-Sul, que deverá ligar o Santa Cândida à região sul da CIC. O preço máximo estabelecido é de R$ 2,087 milhões.

O projeto, que deve ser finalizado até junho no ano que vem, vai detalhar os estudos preliminares que vêm sendo feitos até agora. Só então começa a fase de captação de recursos para o projeto de execução e das obras em si. No ano que vem, a prefeitura tentará conseguir o dinheiro por meio da inclusão do projeto no Plano Plurianual (PPA) da União.

Pouco mais de dois meses atrás, a vinda a Curitiba do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), já havia trazido expectativa sobre o assunto. A idéia inicial da prefeitura era tentar incluir já no PPA de 2008/2011 as obras do metrô. Pela falta de um projeto básico, isso não foi possível. Agora, o prefeito Beto Richa (PSDB) já teria conversado com o ministro, que sinalizou com a possibilidade da inclusão no PPA 2009/2012. "Mas sem garantias", diz o assessor de projetos especiais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Ubiratã Teixeira de Almeida.

Projeto

Dos R$ 2,087 milhões destinados ao projeto básico, 80% são provenientes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Ministério das Cidades e 20% são do município. O dia 6 de setembro é a data final para que as empresas apresentem propostas para análise. A previsão é de que em outubro deste ano o processo licitatório seja encerrado e em novembro se inicie a elaboração do projeto. A partir de então, a empresa contratada terá 220 dias para entregá-lo.

O projeto básico, segundo Almeida, deve mostrar se tudo que foi previsto nos estudos preliminares é realmente factível. "Será feito um estudo mais complexo, com análises topográficas e hidrogáficas, entre outras, para ratificar ou não as informações que nós temos", afirma. De acordo com os estudos preliminares, a linha de metrô deve ter 22 quilômetros de extensão no trecho entre o Santa Cândida e a CIC-Sul e custar US$ 760 milhões. Desse total, 50% dos recursos seriam da União, 18% seriam custeados pelo município e 32%, pela iniciativa privada. Cerca de 468 mil pessoas devem utilizar o novo transporte em dias úteis – hoje, 410 mil usam as linhas de transporte coletivo deste corredor diariamente. "Nosso sistema hoje é satisfatório, mas estamos pensando a longo prazo", diz Almeida.

Se o projeto básico seguir à risca os estudos preliminares, serão implantadas 22 estações com bilheteria e área comercial na superfície e plataforma subterrânea. O metrô será feito na maior parte pelo sistema "cut and cover", expressão em inglês que significa algo como "escava e cobre". "É um sistema mais barato e simples do que escavar túneis", explica Almeida.

Pelo "cut and cover", o metrô ficará apenas seis metros abaixo da terra. Muito mais próximo da superfície do que metrôs como o de São Paulo, por exemplo. Dos 22 quilômetros, 16,5 quilômetros – do Santa Cândida até depois do Pinheirinho – devem ser feitos dessa maneira.

Já na área central de Curitiba, as características do solo dificultam a implantação do metrô e devem obrigar a prefeitura a construir cerca de 2,5 quilômetros de túnel em uma profundidade de cerca de 10 metros. Para completar, em cerca de 3 quilômetros – da Avenida Winston Churchil até a CIC-Sul – o metrô deverá ficar acima do solo. Em uma parte, será elevado cerca de 6 a 7 metros acima do solo. Em outras, andará sobre a superfície da futura Linha Verde.

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