• Carregando...

Aécio Neves recebeu Lula ontem em Belo Horizonte com bom humor: "E então, presidente, já está em campanha para o terceiro mandato?". Lula negou de maneira enérgica, qualificando a hipótese como "loucura" e "irresponsabilidade". O governador completou: "Pois o senhor saiba que essa conversa azedou muito a coisa no PSDB". Ele se referia ao resultado das negociações para que o partido apoiasse em bloco a prorrogação do imposto do cheque. Na noite anterior, em conversa com auxiliares no Planalto, Lula comentou o furor provocado pela iniciativa do deputado petista Devanir Ribeiro: "Dois anos atrás estavam tentando encurtar o meu mandato. Agora estão brigando para não estendê-lo".

***

Marcadores – Lula não desistiu de chegar a algum entendimento com o PSDB. Escalou o ministro Walfrido dos Mares Guia para cuidar de Aécio Neves e Antônio Palocci para ouvir José Serra.

Inconstitucional... – Em seu relatório contrário à prorrogação da CPMF, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) argumentará pela inconstitucionalidade da cobrança dizendo que se trata de imposto, e não de contribuição, o que desautoriza seu caráter transitório.

... e substituível – A relatora evocará o artigo 100 da LDO de 2008 para apontar mecanismos de substituição de receitas que serão perdidas caso caia a CPMF. Apresentará ainda cenários que apontam aumento da arrecadação e outras fontes de recursos.

E agora? – De Pedro Simon (RS), que ontem se absteve na reunião do PMDB para decidir sobre o fechamento de questão pró-CPMF: "Eu estava despreocupado porque tinha certeza de que o PSDB ia votar a favor. Então eu ia votar com a minha consciência. Agora meu voto é decisivo. Vou ter de pensar duas vezes".

Pendular – A tucana Lúcia Vânia (GO), que ameaçava apoiar a CPMF, agora diz que vai acatar a decisão do partido e votar pelo fim da cobrança. Animador do movimento contra o imposto, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, visitou ontem a senadora.

Transição – Na visita a Belo Horizonte, Lula e o ministro José Temporão se comprometeram a apoiar, no Senado, um ajuste na regulamentação da emenda 29 de forma a dar aos estados que hoje não destinam 12% de seus recursos à saúde um período de quatro anos para se adaptarem à determinação constitucional.

Voto a favor 1 – Jefferson Péres (PDT-AM), relator do processo que acusa Renan Calheiros (PMDB-AL) de ter usado laranjas para comprar rádios e um jornal, deve apresentar na próxima quarta seu parecer pela cassação do presidente licenciado do Senado.

Voto a favor 2 – Péres, que iniciou o trabalho alegando falta de provas, mudou de postura após virar alvo de um dossiê. Disse a colegas que houve quebra de decoro com base em "evidências" de que Renan se valeu, sim, de laranjas. O próprio peemedebista já foi informado por aliados de que terá de enfrentar nova votação no Conselho de Ética.

Fileiras – Eduardo Suplicy (SP) resolveu declarar apoio à candidatura de José Eduardo Cardozo à presidência do PT: "Ele é um inovador que pode ajudar o partido a aperfeiçoar a democracia no país".

Hobby – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem dedicado boa parte de seu tempo livre a uma pilha de livros e documentos a respeito da chegada da família real portuguesa ao Brasil, cujo bicentenário será comemorado em 7 de março de 2008.

Pause – O governo Serra havia empenhado R$ 2,3 mi dos R$ 20 mi de gastos previstos nos contratos, suspensos anteontem pela Justiça, de avaliação do patrimônio paulista para eventuais privatizações.

TIROTEIO

* Do deputado federal André Vargas (PT-PR) sobre frase do senador tucano Arthur Virgílio (AM), que acusou o governo de tratar o PSDB como "a casa da dona Noca".

– Para virar a Casa da Noca o PSDB ainda precisa se arrumar bastante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]