• Carregando...

A eleição para reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) poderá ter novas datas. Segundo o presidente da comissão eleitoral do Conselho Universitário (Coun), Mauro Lacerda, a tendência é que o prazo para a inscrição de candidaturas seja prorrogado para o dia 5 de setembro. Já a votação no colégio eleitoral (formado pelo Coun e pelo conselho de curadores, com um total de 63 membros) deverá ser no dia 30 de setembro. Por lei, a escolha de três nomes a serem enviados ao Ministério da Educação (MEC) é feita pelo colégio eleitoral, mas a consulta à comunidade acadêmica é uma tradição na instituição.

A prorrogação dos prazos não foi confirmada ontem pela reitora em exercício Márcia Helena Mendonça, presidente do Coun. Segundo ela, o assunto voltará a ser discutido na segunda-feira, em uma nova reunião do Conselho. "Tivemos uma reunião longa e vamos ter uma nova reunião na segunda-feira. Houve algumas decisões, mas haverá informações mais sólidas na segunda-feira", afirmou. As entidades que representam a comunidade acadêmica (Diretório Central dos Estudantes, Associação dos Professores da UFPR e Sindicato dos Trabalhadores no Terceiro Grau Público de Curitiba - Sinditest) deverão se manifestar na segunda-feira.

O processo começou no dia 19 de junho, quando o Coun se reuniu para dar início às discussões para a sucessão do ex-reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, que pediu exoneração para concorrer à prefeitura de Curitiba. O primeiro prazo para a inscrição de candidatos era 25 de julho, mas neste dia o Coun decidiu estender a data para 6 de agosto. A consulta à comunidade seria no dia 27 de agosto. No dia 31 de julho, a Comissão Paritária de Consulta (formada por representantes dos estudantes, dos professores e dos servidores) divulgou que a eleição deveria ser para reitor e para vice. Desde a exoneração de Moreira, no dia 4 de junho, o cargo vem sendo exercido pela vice-reitora Márcia Helena Mendonça.

No dia 5 de agosto, uma nova reunião do Coun discutiu a impossibilidade de a eleição incluir o nome de um vice, já que a votação só pode ser realizada para cargos vagos. Neste dia, o Conselho suspendeu a resolução 79/08, que estabelecia as normas para a eleição, e marcou para o dia 27 de agosto a data final para as três entidades que representam a comunidade apresentarem novas normas. As entidades não aceitaram a mudança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]