• Carregando...

Brasília – Com a entrada oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa, os 124,6 milhões de eleitores brasileiros vão decidir entre 8 candidatos à Presidência, em uma campanha marcada pela falta de grandes líderes políticos, com exceção do próprio petista. Nas pesquisas eleitorais, Lula tem a confortável posição de quase 30 pontos porcentuais à frente do candidato do PSDB, o ex-governador Geraldo Alckmin. Até os adversários reconhecem que o tucano é o único com potencial para vencer Lula. O papel dos demais será tentar forçar a realização de segundo turno, além de consolidar seus nomes para o futuro.

Depois de quatro campanhas presidenciais por onde passaram políticos de peso como Mário Covas, Ulysses Guimarães, Leonel Brizola e Paulo Maluf, esta deverá ser a disputa menos empolgante desde a redemocratização, na previsão de políticos experientes. "O campo de 2010 está sendo adubado: José Serra, Aécio Neves, Alckmin candidato à reeleição, Ciro Gomes, alguém do PFL", diz o prefeito do Rio, o pefelista Cesar Maia, cumprindo o tradicional otimismo de que o tucano sairá vencedor.

Na eleição de 2002, que teve o menor número de candidatos a presidente desde 1989, a disputa teve políticos conhecidos como Serra, Ciro e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho. Este ano, Serra concorre ao governo de São Paulo. Ciro, agora aliado de Lula, optou por puxar votos para o PSB como candidato a deputado no Ceará e Garotinho foi preterido pelo PMDB.

Depois de duas candidaturas a presidente (1989 e 1994) e uma a vice (1998) – sempre com Leonel Brizola, morto há dois anos –, o PDT volta à disputa com o senador Cristovam Buarque (DF), ex-petista desencantado com os rumos do governo.

"A marca desta campanha é já começar polarizada, entre Lula e Alckmin. Mas terá duas candidaturas que, mesmo sem viabilidade eleitoral, darão um colorido à disputa. A senadora Heloísa Helena e o senador Cristovam Buarque são nomes de expressão e vão colocar suas críticas", diz o deputado tucano Alberto Goldman (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]