• Carregando...

Nos últimos 10 anos, foram registrados oito acidentes com aeronaves nas proximidades do Aeroporto do Bacacheri ou envolvendo aeronaves que partiram do local. A Gazeta do Povo fez um levantamento com base nos registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nesta quarta-feira (2), um monomotor de pequeno porte caiu em cima de uma casa na Rua Paulo Ildefonso Assumpção, nas proximidades da Rua Fagundes Varela, no bairro Bacacheri. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião caiu por volta das 9h30, na cabeceira do aeroporto. O piloto Vitor Ascânio Caldonazo, de 68 anos, que era o único ocupante do avião, morreu no local.

2008

9 de outubro - Um avião de pequeno porte, do modelo Bandeirante, perdeu o controle ao pousar no aeroporto do Bacacheri. Ele vinha de Sorocaba, no interior paulista, e, no momento que tocou na pista, derrapou e foi parar na pista lateral. Estavam a bordo apenas o piloto e o co-piloto e nenhum dos dois ficou ferido.

2005

5 de março – Durante a corrida para a decolagem de um avião Beechcraft A-36, com o piloto e dois passageiros a bordo, a porta de acesso à cabine se abriu e o piloto abortou a operação. Ele não conseguiu frear a aeronave, que ultrapassou a pista e colidiu contra o muro do aeródromo. O avião se incendiou. Ninguém se feriu.

6 de maio – Após a partida dos motores de uma aeronave Beechcraft BE, um estagiário da oficina foi remover os calços das rodas quando foi atingido pela hélice. Ele sofreu ferimentos graves. A aeronave não foi danificada e o piloto não se feriu.

2003

20 de junho – Um helicóptero Robinson RH 22 partiu do aeroporto para Balneário Camboriú. Antes de decolar, o piloto solicitou autorização para fazer um pouso ainda na capital, próximo ao Ceasa. Na segunda decolagem, o helicóptero perdeu altura e caiu na Lagoa Areal dos Parolins, onde afundou. Os dois ocupantes sofreram ferimentos leves e a aeronave teve danos graves.

4 de outubro – Uma aeronave Maule M-7-235 partiu do aeroporto com o piloto e três passageiros com destino a Navegantes (SC). O piloto pediu autorização para seguir diretamente para Paranaguá. A manobra foi autorizada, desde que mantidas as condições visuais. A torre de comando perdeu o contato radar com a aeronave 15 minutos depois dessa autorização. Os destroços do avião foram encontrados no dia seguinte na Serra do Mar, em Guaratuba. Todos os ocupantes morreram.

1 de dezembro – Um helicóptero Bell BH-206 B partiu do aeroporto para um sobrevôo por Curitiba. Uma falha no motor obrigou o piloto a fazer uma manobra para um pouso de emergência. Durante a execução, uma linha de alta tensão cortou o cone de cauda, o que desestabilizou a aeronave, que se chocou contra o telhado de um depósito e caiu no chão. Os ocupantes saíram ilesos, mas o helicóptero foi gravemente danificado.

2001

6 de junho – Um táxi aéreo EBM-820 C fazia transporte de malotes de Guarapuava pra a capital. No pouso, no aeroporto do Bacacheri, realizado sob condições meteorológicas adversas, houve perda do controle da aeronave, que colidiu com o muro do aeródromo. Um dos tripulantes sofreu lesões graves e outro tripulante e um passageiro tiveram ferimentos leves. A aeronave ficou seriamente avariada.

2 de dezembro – Uma aeronave 8K CAB partiu para um voo de treinamento de acrobacias, com um piloto e um passageiros. Durante as evoluções, uma pane no motor obrigou o piloto a tentar um pouso forçado. Durante a manobra, a aeronave colidiu com o chão. Os dois ocupantes morreram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]