• Carregando...

Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela fiscalização da Lei do Silêncio, Curitiba tem 297 templos de igrejas evangélicas, a maioria deles concentrada nos bairros Cajuru (18 templos), Boqueirão (16) e Cidade Industrial (14). De janeiro a agosto deste ano, 16 desses templos foram notificados e outros dois multados por exceder o limite de 65 decibéis de ruídos urbanos. Nenhum caso foi registrado envolvendo igrejas católicas.

De acordo com Marcos Vinícius Rodrigues, do Ministério da Congregação da Assembléia de Deus, a igreja já recebeu notificações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, por isso, teve de se adaptar à lei de 2002. "Passamos orientações para que os conjuntos musicais reduzam o volume. Quando isso não resolve, partimos para obras de isolamento acústico", afirma.

Eminio Bonanhuki, morador do bairro água Verde e vizinho de uma igreja da Assembléia de Deus, reclama do barulho. "Nos finais de semana não conseguimos nem ver TV direito. Incomoda muito." Já outra moradora de uma residência ao lado da igreja não vê problemas. "Eles não ultrapassam as 22 horas e o barulho que fazem é suportável. Estão pregando a palavra de Deus e não acho ruim", comenta.

Incômodo

A mesma situação ocorre no bairro Xaxim, na Rua Cid Marcondes de Albuquerque. Maria Cunha, vizinha de um templo da Igreja Universal, não se importa com o alto volume dos cultos. "Eles têm direito, pois não ultrapassam o horário estipulado pela lei. Não sou da igreja deles, mas acho que não há incomodo, afinal, todo mundo faz barulho", diz ela. José Gonzaga, vizinho da congregação, não pensa da mesma forma. "Eles incomodam, sim. Os pastores fazem aquelas sessões de descarrego e todo mundo escuta."

A Assembléia de Deus é a campeã de um ranking na internet que mede a insatisfação com o barulho daqueles que moram próximos a igrejas evangélicas. Com 3.197 votos, ela é a congregação que contabiliza o maior número de reclamações no site Deus Não é Surdo (www.deusnaoesurdo.com.br), seguida pela Igreja Universal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]