• Carregando...

Os presos provisórios do 1º, 5º e 8º distritos policiais, em Curitiba, devem ser transferidos para o sistema penitenciário do Paraná em até 60 dias, anunciou o governo do estado nesta terça-feira (25). A decisão foi tomada durante a segunda reunião entre os secretários de Estado da Justiça, da Segurança e da Administração, juntamente com o chefe da Casa Civil e o chefe de gabinete do governador Beto Richa.

A reunião também decidiu que a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) vai passar a administrar o Centro de Triagem (CT) 2, em Piraquara, e ficar responsável por 2 mil presos a partir da próxima segunda-feira (1º). O comando do CT era da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp).

O CT abriga atualmente 1.432 presos. A partir do dia 10 de setembro, 600 mulheres detidas em todo o estado devem ser transferidas para a antiga Penitenciária Central do Paraná, em Piraquara. Com a medida, todas as mulheres presas no 9º Distrito Policial em Curitiba, no Centro de Triagem 1 da Polícia Civil e na Delegacia de Polícia de Quatro Barras serão transferidas para a nova unidade, que também fica sob a administração da Seju.

Reuniões

O primeiro encontro entre os representantes do governo foi realizado no último dia 17, quando foi acertada a criação de 2.130 novas vagas no sistema penitenciário. Em nota divulgada à imprensa, a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, afirmou que o Ministério da Justiça aprovou 14 projetos de construção de penitenciárias no Paraná e que até o final de 2013 serão ampliados oito estabelecimentos penais. A previsão, segundo a secretária, é que sejam construídas seis novas penitenciárias no Paraná até 2014, o que vai totalizar 6.350 novas vagas. O investimento será de R$ 160 milhões com recursos nacionais.

Também estão previstas as construções de seis cadeias públicas em Apucarana, Campo Mourão, Foz do Iguaçu e Guaíra. Cada uma terá 544 vagas. Londrina deve receber uma unidade feminina com 576 vagas e Piraquara ficará com uma unidade para pessoas de 18 a 25 anos, com capacidade para 516 presos. Ainda devem ser ampliadas as cadeias de Piraquara, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu e Londrina.

Uma nova reunião para discutir o esvaziamento de cadeias no Paraná será realizada na próxima segunda-feira (1º).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]