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Suenya Vaz e a avó Matotina, de 88 anos: inspiração para atendimento vip | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Suenya Vaz e a avó Matotina, de 88 anos: inspiração para atendimento vip| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Brasil ainda engatinha na formação e oferta de cuidadores de idosos. Falta preparo formal para atender um mercado de trabalho promissor – em 2030, serão 32 milhões brasileiros com mais de 60 anos no país, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A população envelhecida obriga a sociedade, governos e a iniciativa privada a pensar novas estratégias de atendimento na previdência, na saúde pública, na promoção do desenvolvimento social, no comportamento familiar e até mesmo na rotina diária do tratamento de idosos, sejam eles saudáveis, doentes, autônomos ou dependentes.

Em alguns casos, uma necessidade familiar pode dar a pista para a criação de um serviço especializado de atenção ao idoso. Foi o que aconteceu com a terapeuta ocupacional Suenya Vaz. Diante da dificuldade em atender a própria avó, hoje com 88 anos, em sua rotina de consultas médicas e compromissos sociais e familiares, Suenya criou a Assessoria Vip à Terceira Idade (AVTI). "Moro com minha avó há 20 anos. E sentia na pele a falta de uma pessoa em quem confiasse para acompanhá-la em alguns deslocamentos pela cidade. Foi daí que criei o serviço, em 2001", conta.

A ideia é oferecer acompanhamento a pessoas de terceira idade para compromissos de toda natureza, de consultas médicas a cerimoniais e eventos sociais. O custo para o cliente varia de R$ 80 a R$ 180, por períodos de 90 a 120 minutos, dependendo do deslocamento.

O contrato começa com uma ficha cadastral completa, com informações de contatos familiares, planos de saúde, hospitais, médicos responsáveis, doenças, tratamentos, medicamentos e demais observações que ajudem Suenya a ter toda a atenção ao vovô ou vovó que irá transportar. Antes de cada passeio, ela também checa sinais básicos vitais, como pressão arterial, glicemia e batimentos cardíacos, que vão constar no relatório que repassa à família quando entrega o idoso em casa.

O acompanhamento é mais do que um táxi de luxo. Suenya permanece com o cliente durante todo o compromisso. Em consultas médicas, a assistência é fundamental. "Muitos ficam confusos com as orientações dos médicos e não conseguem repassar à família o que foi conversado no consultório. O acompanhamento elimina essa dúvida. O relatório é minucioso justamente para contemplar essas lacunas", explica.

A companhia personalizada pode ser usada em diversos eventos. Suenya leva idosos para festas familiares, casamentos, batizados, bingos, encontros, missas, viagem e até funerais. Os compromissos podem ser eventuais ou periódicos, sempre com agendamento prévio.

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Serviço

AVTI, Avenida Sete de Setembro, 4615, Batel. Fone: 8831-3350.

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