• Carregando...

O reflorescimento das cidades foi o tema da palestra de Parag Khanna, ex-assessor de política externa do presidente Barack Obama, na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2011), que começou nesta terça-feira (17). Para Khanna, a tecnologia contribui para o crescimento das cidades, mesmo em ambientes não democráticos.

A II Conferência Internacional de Cidades Inovadoras deve reunir mais de 4 mil pessoas até a próxima sexta-feira (20), na sede do Sistema Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba.

Segundo o ex-assessor de Obama, a democracia contribui para o desenvolvimento das cidades, mas não chega a ser um pré-requisito para o seu fortalecimento. Khanna acredita que é a conectividade entre pessoas de diferentes cidades com a descentralização do poder formam um espaço colaborativo. Ele acredita que o mundo não está mais dividido em países, mas em espaços conectados e não conectados.

Augusto de Franco, netweaver da Escola de Rede, também participou do debate e avaliou que estão surgindo novas cidades, que são cidades-rede. Para ele, cidades como Barcelona, Milão, Lyon e Roterdã são bons exemplos de locais nos quais boa parte das pessoas vive conectada a ambientes muito mais amplos do que os limites territoriais da cidade.

Franco e Khanna acreditam que o reflorescimento das cidades é parte de uma evolução natural no desenvolvimento. Isso passa por um novo modelo de governo colaborativo e participativo, onde toda a sociedade se une e, conectada toma as decisões de forma horizontal.

Nesta terça-feira, o evento contou com a participação de Rodrigo da Rocha Loures, presidente do Sistema Fiep, e do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e governador do Paraná. Na palestra de abertura pela manhã, Lerner destacou a importância da sociodiversidade na implantação das cidades inovadoras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]