• Carregando...

As chuvas que atingem o Paraná desde a madrugada de terça-feira (8) já afetam 3.037 pessoas, segundo relatório da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, atualizado às 12 horas desta quarta-feira (9). No total, 12 municípios das regiões Oeste, Noroeste e Centro-Sul foram afetados pelas tempestades e sofrem em consequência de enxurradas, alagamentos ou vendavais. Os temporais também causam prejuízos: 370 prédios (entre casas, edifícios públicos, privados e comunitários) foram danificados.

Chopinzinho é a cidade que mais teve moradores afetados pelas chuvas. De acordo com a Defesa Civil, 35 residências foram danificadas, desalojando 140 pessoas. No total, 800 pessoas foram atingidas pelos resultados das chuvas no município. Os serviços de transporte público e de abastecimento de água foram prejudicados.

Em Foz do Iguaçu, 100 casas foram danificadas. A cidade sofreu com alagamentos e, por conta disso, 225 pessoas tiveram que deixar suas casas: 200 foram desalojadas (encaminhadas para casa de amigos ou parentes) e 25 estão desabrigadas (levadas para abrigos públicos).

O guarda municipal Adir Ledesma dos Santos, que acompanha os chamados em Foz do Iguaçu, relatou que 160 das pessoas que foram desalojadas moram no bairro Jardim Primavera. O local, que tem cerca de 25 casas, é uma área de ocupação à beira do Rio Boicy. Os alagamentos no local, segundo ele, são recorrentes.

"Houve alguns casos de pessoas que ficaram ilhadas, houve necessidade de utilizar barcos para fazer o resgate. Este ponto recebe praticamente todo o escoamento superficial da cidade, fica na região central, os alagamentos são comuns na região e é muito difícil conseguir retirar os moradores dessa área de risco", descreve Santos.

As outras cidades atingidas são Coronel Vivida, Guarapuava, Manfrinópolis, Mangueirinha, Maringá, Prudentópolis, Querência do Norte, Salto do Lontra, Vera Cruz do Oeste e Vitorino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]