• Carregando...

Em leilão de linhas de transmissão promovida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta sexta-feira, no Rio, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) obteve o direito de construir a linha entre Foz do Iguaçu-Cascavel Oeste, no Paraná, oferecendo proposta com deságio de 40,5%.

Os investimentos estimados pela Aneel para esse empreendimento são de aproximadamente R$ 90 milhões. Pela primeira vez, a Copel fica responsável pelo transporte da energia de Itaipu. Isso cria uma alternativa para transportar energia no caso de emergências que comprometam o sistema de transmissão e também possibilita o escoamento do excedente nos períodos de cheia.

"Essa obra é importante para os três estados do Sul. Era a reivindicação de muitos anos da Copel, que sempre defendeu que a cota da produção da Usina de Itaipu que cabe à Região Sul fosse transportada por uma linha expressa, evitando que a energia primeiro fosse para o Sudeste para, depois, voltar", disse o presidente da Copel, Rubens Ghilardi.

A linha de transmissão Foz do Iguaçu – Cascavel Oeste deve entrar em funcionamento no prazo de 24 meses depois da assinatura do contrato de concessão. A previsão é que o contrato seja assinado em outubro. Com 115 km de extensão e operando em circuito simples, a nova linha vai transportar eletricidade em extra-alta tensão (525 mil volts).

O leilão teve deságio médio de 20,31%, com a oferta de 12 lotes que totalizam 19 linhas e nove subestações As empresas estatais levaram, em consórcios ou sozinhas, nove lotes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]