• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A Polícia Militar (PM) do Paraná confirmou que vai trocar o comando do 5.º Batalhão da corporação, responsável pela região de Londrina, no Norte do estado. O atual comandante da unidade, tenente-coronel José Luiz de Oliveira, será substituído pelo major Antônio Carlos Campos Junior, que está lotado no 2º Comando Regional. Segundo a PM, a mudança deve ser efetivada nos próximos dias.

A troca de comando ocorre em meio a uma investigação conduzida por uma força-tarefa da Polícia Civil, que levantou evidências da atuação de um grupo de extermínio formado por policiais militares em Londrina. Por enquanto, quatro PMs e um publicitário – que seria “guardador de armas” do grupo – estão presos.

A força-tarefa aponta envolvimento direto de policiais em execuções ocorridas em janeiro deste ano. As investigações começaram a partir de 17 ataques, que resultaram em 17 mortes e 17 feridos. Posteriormente, a Polícia Civil ampliou as apurações para outros eventos que também resultaram em morte.

Os indícios levantados pelas investigações revelam que a ação do “esquadrão da morte” envolvia a execução indiscriminada – sem “alvos” pré-estabelecidos –, seguida da adulteração dos locais de crime. Há evidências de que policiais alteravam a cena das execuções, retirando cápsulas e projéteis, e chegavam a “plantar” armas junto às vítimas, de modo a simular confronto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]