• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Alguns cartazes da manifestação

"Por um estado laico, a Bíblia não é Constituição"

"Doutor, eu não me engano, o doente aqui é o Feliciano"

"Psicologia para libertar e não para oprimir"

"Feliciano, Jesus andava com as minorias"

"Gays não precisam de cura, mas de respeito"

"Deus é amor e me aceita como eu sou"

"Consideramos justa toda forma de amor"

"#ForaFeliciano"

"Doente é o seu preconceito"

"Amar não é doença"

"Mais amor, menos João Campos, Marisa Lobo e Feliciano"

"Não ao ato médico, veta Dilma!"

Próximos protestos em Curitiba

I Ato contra os absurdos políticos – Curitiba

28 de junho (sexta) às 18 horas

Praça Carlos Gomes

Página no Facebook

Mobilização Popular em Curitiba

29 de junho (sábado) às 10 horas

Boca Maldita

Página no Facebook

O Gigante Acordou – Debate e Manifestação Unificada Pacífica de Curitiba

30 de junho (domingo) às 14 horas

Boca Maldita

Ato pela redução da tarifa

Local e horário a confirmar

Cerca de 600 pessoas se reuniram nesta quarta-feira (26) em Curitiba para pedir a saída do deputado Marco Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. A manifestação começou às 18 horas na Praça Santos Andrade e terminou por volta das 20 horas na Praça Rui Barbosa. O protesto foi pacífico, segundo avaliação da Polícia Militar.

Além de se manifestarem contra Feliciano, os ativistas também pediram mais respeito ao público LGBTS (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Simpatizantes). Em meio a bandeiras com as cores do arco-íris, batucadas e cantos bem-humorados, eles reafirmaram como palavra de ordem o bordão das redes sociais: "Feliciano não me representa". Muitas pessoas apoiavam o ato das janelas dos prédios da região.

Veja mais fotos do protesto

A presidente do grupo Dignidade, Rafaelly Wiest, estava no protesto. "O que o Feliciano defende é um retrocesso. Ele está no Legislativo e deveria defender interesses da nação, mas na verdade defende crenças próprias", afirma.

Nabylla Fiori, estudante de Letras, de 23 anos, diz que participou dos outros protestos na capital e em todos levantou a bandeira pela saída de Feliciano da Comissão. "Sou contra o projeto da cura gay e pela retirada do Feliciano da Câmara por meio da pressão popular", reitera.

"É importante gerar um debate para mostrar que gays e lésbicas amam como qualquer outra pessoa", argumenta Marcela Oliveira, servidora pública, que namora outra menina há um ano e dois meses.

Um dos manifestantes usava saia para protestar. "Por que homem não pode usar saia? Sou contra a ditadura de gênero", questiona Daniel de Marco, 20 anos, estudante de Design.

Integrantes da Frente de Luta pelo Transporte de Curitiba participaram do ato desta quarta-feira, apesar de não ser organizado por eles. Alexandre Lisboa, um dos representantes da Frente, diz que eles também defendem a saída de Feliciano e querem divulgar os próximos protestos planejados pelo grupo, que devem acontecer este sábado e na próxima terça [veja box].

Marcha

Pouco depois das 19 horas, o protesto saiu em marcha pela Avenida Marechal Deodoro e parou o trânsito no local. Eles continuaram pela Rua Emiliano Perneta, viraram na Avenida Visconde de Nácar e chegaram à Praça Rui Barbosa, onde os manifestantes se dispersaram por volta das 20 horas. Não houve registro de vandalismo.

O ato em Curitiba fez parte de um movimento nacional que acontece em pelo menos outras quatro cidades brasileiras, como Porto Alegre e Brasília.

Veja fotos do protesto contra Marco Feliciano

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]