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Serviço

Para registrar um boletim de ocorrência de furto, extravio de documentos, extravio ou furto de placa de veículo ou fazer uma denúncia, basta acessar o site da Delegacia Eletrônica.

A Delegacia Eletrônica recebeu 113.100 solicitações de atendimento, entre registros de boletins de ocorrência e de denúncias em todo o Paraná, no primeiro ano de funcionamento. O serviço foi inaugurado no dia 1º de setembro, com a proposta de desafogar o trabalho dos policiais nas delegacias físicas.

Do número total de pedidos, apenas 57.951 foram aprovados, e geraram 56.231 boletins de ocorrência e 1.720 denúncias. Isso acontece, segundo o escrivão de polícia e coordenador da Delegacia Eletrônica, Valdecir de Paula, porque muitas pessoas preenchem o boletim de forma incorreta. "A maioria é por erro de preenchimento, a pessoa não preenche campos obrigatórios, inserem elementos que não podem, colocam como furto algo que foi extraviado ou roubado", declarou.

Todos os pedidos enviados pela internet são analisados por uma equipe composta por 23 policiais, que monitoram as ocorrências de todo o estado, 24 horas por dia. Todo registro é verificado e, quando não confirmado o boletim de ocorrência ou denúncia, a delegacia entra em contato com o usuário, por e-mail ou telefone. "Nós entramos em contato para orientar a pessoa a refazer o pedido ou, se for o caso, procurar uma delegacia, quando é roubo, por exemplo", disse de Paula. O tempo médio de análise e resposta é de cerca de dois minutos, segundo o coordenador.

Curitiba é a cidade que teve mais solicitações neste ano, com 43.139 pedidos, dos quais foram aproveitados 21.456. Em segundo lugar aparece Maringá, com 7.137 registros no mesmo período, seguida de Londrina, que registrou 4.768 atendimentos.

A Delegacia Eletrônica, que tem sede em Curitiba, recebe em média 400 solicitações por dia. O número aumentou desde a instalação do serviço de registro de furto, que funciona desde o dia 4 de agosto. Para registro de roubo, quando envolve ameaça ou violência, a vítima deve ir até a delegacia mais próxima.

O movimento nas delegacias físicas para registros de boletins de ocorrência e denúncias diminuiu após a instalação do atendimento eletrônico, segundo a Polícia Civil.

Registro de furto

No primeiro mês de funcionamento do serviço que permite o registro de ocorrências de furto, a Delegacia Eletrônica recebeu 2.007 solicitações em todo o estado, das quais foram confirmadas 788. Só em Curitiba, foram 1.146 pedidos, que geraram 463 boletins de ocorrência.

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