• Carregando...
 |
| Foto:

Pelo quarto ano consecutivo a escola de samba Embaixadores da Alegria é a campeã do carnaval de Curitiba. Com o enredo Ka'á – Erva Sagrada, que homenageava a erva mate, a escola conquistou pela 17.ª vez o troféu de campeã da competição. A escola conquistou nota máxima em seis dos nove quesitos.

A diferença para a segunda colocada, a Acadêmicos da Realeza, foi de apenas 2,5. Os desfiles aconteceram na noite de sábado, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. No grupo B, o primeiro lugar ficou com a escola Os Internautas, que também havia vencido no ano passado. Mais uma vez a apuração do resultado foi marcada por tumulto e bate-boca.

Inicialmente marcada para as 16 horas, a abertura dos envelopes só foi realizada às 17h15. O atraso se deu em virtude de um recurso interposto pela escola Acadêmicos da Realeza, que questionava irregularidades no desfile da campeã.

O regulamento da Liga das Escola de Samba proíbe a inserção de propaganda em fantasias, alegorias e adereços durante as apresentações. A Acadêmicos da Realeza, que há quatro anos foi punida pela presença de uma caixa de papelão contendo a marca de um produto de limpeza em um carro alegórico cujo tema era o lixo, alegou que a Embaixadores da Alegria havia feito propaganda de uma marca esportiva em seu desfile.

O presidente da escola, Paulo Schuenemann, apresentou fotos da calça de um integrante contendo a marca. A presidente da Embaixadores, Susy D'Ávila se defendeu alegando que não se tratava de fantasia. "Isso é uma pessoa empurrando um carro (alegórico), não é fantasia", afirmou.

Depois de quase meia hora de discussão, presidentes e representantes das escolas se reuniram a portas fechadas e decidiram não aceitar o recurso. "Já fomos punidos há quatro anos, se a regra vale para mim tem de servir para todos", reclamou Schuenemann, que chegou a falar em desligamento da liga e promete entrar com recurso judicial. "Fizemos tudo como manda o regulamento, procuramos a comissão no fim do desfile e apresentamos as provas antes de duas horas da apuração", acrescentou.

"Os presidentes acharam por bem manter a decisão do presidente da Liga, quem se sentir prejudicado tem o direito inalienável de buscar a justiça", esclareceu o presidente da comissão de jurados, Olinto Simões. No grupo B também houve confusão. A Unidos do Bairro alto, terceira colocada, questionou o número de integrantes da Unidos de Pinhais, que conquistou o segundo lugar. Segundo a diretoria escola, o número de integrantes estava abaixo do determinado. Por conta disso, as duas escolas não receberam os troféus.

DesfilesAo contrário do que ocorreu na apuração, os desfiles transcorreram sem confusão. Nem mesmo a manifestação de integrantes da Mocidade Azul, que estava impedida judicialmente de participar do desfile, foi capaz de tumultuar a festa. O protesto foi pacífico, cerca de trinta integrantes uniformizados se reuniram e cantaram em frente ao palanque oficial, após a apresentação da escola Jesus é Bom a Beça. De acordo com a polícia militar, cerca de 3 mil pessoas acompanharam a festa que teve início às 18h30 e só foi terminar por volta das 2 horas.

Nem mesmo a chuva, que por três vezes deu uma refrescada no público, foi capaz de desanimar a platéia. A cobradora de ônibus Angélica Soares, 42, foi com o filho a irmã e duas sobrinhas prestigiar o evento. "Sempre gostei de participar, ia antes quando ainda era na Marechal. Ano passado não vim porque o horário do trabalho não deu, hoje (sábado) trabalhei das 5 às 15h para poder estar aqui", contou.

O primeiro bloco a entrar na avenida foi o Derrepent, formado por 80 integrantes, na maioria catadores de papel. Em seguida foi a vez do Rancho das Flores, bloco da terceira idade que comemorava a chegada da maioridade, com 18 anos de carnaval.

Por último, foi a vez do Bloco da Divercidade, que entrou na avenida pregando o fim do preconceito e distribuindo preservativos aos foliões. O desfile das escolas do grupo B começou por volta das 20h30, com a Unidos do Bairro Alto, seguida pela Unidos de Pinhais e por fim Os internautas. As escolas do grupo A encerraram a noite. A primeira desfilar foi a evangélica, Jesus é Bom a Beça, seguida pela Acadêmicos da Realeza e para encerrar a tetracampeã Embaixadores da Alegria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]