• Carregando...

As mudanças no sistema in­­formatizado da Polícia Federal (PF) não diminuíram a demora para o brasileiro agendar um horário para a emissão de passaporte. O sistema ficou inoperante entre a noite de sexta-feira e a manhã de terça, mas os usuários ainda enfrentam dificuldades. Na região de São Paulo, onde foram emitidos 365.758 passaportes em 2010, a demora para agendar um horário pode levar até dois meses.

Segundo a PF em Brasília, a alteração no sistema se resumiu à modernização dos equipamentos e não houve alteração no modelo de agendamento. A ideia foi reforçar a seguran­­ça, já que os passaportes passaram a ser emitidos com chip em dezembro do ano passado, em Brasília e Goiânia, e no 10 de janeiro no restante do país.

As maiores reclamações são em relação à ausência de datas próximas disponíveis e dificuldades para carregar o site da PF. Segundo a PF, a demora ocorre porque despachantes colocam funcionários para acessar o site durante todo o dia e obter horários para os clientes. Até 2002, esses profissionais reservavam horários com nomes e números de documentos falsos. Depois vendiam o horário para o cliente. A PF passou a proibir o repasse de horários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]