A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar-PR) enviou um projeto para a Urbs com a intenção de criar a linha "Interbares" em Curitiba, que circularia entre os principais bares da cidade. Segundo o projeto, o ônibus circularia de quinta a domingo, das 21 às 4 horas, e faria um circuito de 25 km, com dez paradas entre bares do Batel, Centro e Rua Itupava.
A expectativa inicial do projeto é de atender 1,2 mil passageiros, chegando a 10 mil usuários. Uma das justificativas para a criação da linha é a queda de 20% no movimento de bares e restaurantes de Curitiba com a implantação e fiscalização mais rígida da Lei Seca em todo país.
A passagem custaria R$ 10, já que os ônibus teriam padrão turístico, com poltronas confortáveis, ar condicionado e sistema de som que transmitiriam informações turísticas em inglês e português. Conforme o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, mesmo com um valor mais alto que o da passagem comum, que é de R$ 2,60, o usuário gastaria menos do que desembolsa com estacionamento e táxi.
Conforme Aguayo, a iniciativa, parecida com um projeto já em execução em Porto Alegre-RS, tem como objetivo não só beneficiar os frequentadores de bares que não podem dirigir alcoolizados. "As pessoas podem fazer um trajeto turístico, conhecendo a vida noturna da cidade e escolher entre os pontos mais movimentados ou não. Também é uma alternativa para os funcionários dos bares voltarem para casa", diz.
Segundo Aguayo, a linha vai circular apenas entre os bares, e os moradores de regiões mais distantes podem pegar ônibus em lugares onde as linhas já passam normalmente, já que não há alimentadores funcionando de madrugada. O presidente da Abrabar sugere ainda parcerias com a iniciativa privada para viabilizar a proposta. "O transporte público de Curitiba pode não dar conta, mas é só nos dar a concessão que conseguimos patrocínio. O que queremos é uma alternativa de transporte para o cidadão", aponta.
Inviabilidade
Procurada pela reportagem, a Urbs, por sua vez, alega que não há viabilidade técnica para implantação de uma linha especial para bares em Curitiba. Segundo Antonio Carlos Araújo, diretor de transportes, como todas as linhas de ônibus da capital são programadas com estudos de horários e itinerários dos usuários, não há como prever da onde e para onde vão os passageiros do "Interbares", por isso não há possibilidade para criação da nova linha.
Araújo aconselha que os frequentadores de bares utilizem transportes alternativos. "Temos um sistema de táxi eficiente que pode buscar o usuário na porta do bar", diz.
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