• Carregando...

Começa hoje em Curitiba o 4.º Encontro de Pessoas Vivendo com HIV e Aids na Região Sul do Brasil. Até domingo, soropositivos e doentes dos três estados da região Sul vão debater as dificuldades e os avanços relacionados à doença. O encontro será no Hotel Vernon Palace.

Palestras e debates vão abordar temas como a atual situação das políticas públicas para a aids, o cotidiano dos soropositivos, os efeitos colaterais da medicação, a adesão ao tratamento, as vacinas, a quebra de patentes dos medicamentos e o direito à cidadania, como acesso ao trabalho e aos direitos da Previdência Social.

De acordo com o coordenador do evento, Élson Gomes da Silva, as principais dificuldades ainda são o preconceito e o estigma. "As pessoas precisam de informação sobre a doença", diz Silva. "Também lutamos pela garantia do atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aos efeitos colaterais da medicação, como a lipoatrofia, que é a perda da gordura no rosto, ou seja, a marca clara da doença."

Existem hoje no Brasil 450 mil casos de aids notificados. Na Regiao Sul são 45 mil e no Paraná, 16 mil. "Para cada caso notificado existem cinco que ainda não são conhecidos. Quando eles forem notificados, será que o SUS terá suporte para atender a todos?", questiona Silva. (ML)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]