i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Religião

Encontro na capital prepara homenagens a Chico Xavier

Espíritas de todo o país lançam projeto para relembrar o centenário do médium em 2010

  • PorGuilherme Voitch
  • 24/04/2009 21:08
Antônio Carvalho e Francisco Batista: exaltação ao legado deixado por Chico Xavier | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Antônio Carvalho e Francisco Batista: exaltação ao legado deixado por Chico Xavier| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Reformulador do espiritismo

Mineiro de Pedro Leopoldo, Chico Xavier é considerado o nome mais importante do espiritismo mundial depois de Allan Kardec, criador da doutrina que prega que a essência humana é baseada na existência de um espírito imortal, que pode estar entre os vivos ou não, admitindo vidas sucessivas (reencarnação).

Chico Xavier escreveu mais de 400 obras, traduzidas para sete idiomas. Seus livros venderam cerca de 12 milhões de cópias, mas Xavier não teve retorno financeiro de nenhum deles, já que afirmava que os livros eram escritos por ele, mas não eram dele. "O exemplo de vida e de mediunidade de Chico Xavier foi uma diretriz de trabalho e de fidelidade à doutrina espírita na vida de milhares de pessoas", explica Altivo Ferreira, vice-presidente da Federação Espírita Brasileira e editor da revista Reformador.

Espíritas de cinco estados brasileiros e de outros países estarão em Curitiba neste final de semana participando do "Projeto Centenário de Chico Xavier". O evento organizado pela Federação Espírita Brasileira (FEB) dever reunir cerca de 300 lideranças de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Chile, Argentina e Uruguai.

A figura de Chico Xavier, médium e teórico da Teoria Espírita de Allan Kardec, estará no centro do encontro. "Ano que vem é o centenário do nascimento dele. Por isso estamos organizando desde já uma série de eventos relacionadas", explica Antônio Perri de Carvalho, diretor da FEB e coordenador do projeto.

Em 2010, novas edições de livros sobre Chico Xavier e psicografados por ele – são mais de 400 – chegarão ao mercado. Além disso, a Federação Espírita está patrocinando três filmes relacionados a Chico. Serão duas obras de ficção baseadas em livros de Xavier – "Nosso Lar" e "A Vida Continua" –, e um documentário em que amigos, parentes, colaboradores e seguidores de Chico falarão sobre a figura do médium.

Segundo Francisco Batista, presidente da Federação Espírita Paranaense, ainda há muito espaço para que a obra de Chico Xavier seja conhecida dentro do Brasil. "Ele é uma figura mundial no espiritismo e o Brasil é o maior país espírita do mundo."

Segundo ele, embora 3 milhões de brasileiros se declarem espíritas, segundo o IBGE, cerca de 30 milhões de pessoas simpatizam, lêem obras espíritas e frequentam centros espíritas. "Muita gente é católica, segue alguma religião afro-brasileira, mas simpatiza com o espiritismo. As nossas portas estão abertas para eles."

* * * * *

Serviço

O evento "Projeto Centenário de Chico Xavier" ocorre na Alameda Cabral, 300, no Centro de Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3223-6174 ou pelos sites www.feparana.com.br e www.100anoschicoxavier.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.