• Carregando...

As pessoas que sofrem um ataque cardíaco pela manhã tendem a ter mais problemas do que as que sofrem em outros períodos do dia. Os infartos que ocorrem entre 6 horas e meio dia têm mais chance de danificar uma área maior de tecido cardíaco. As informações fa­­zem parte de um estudo publicado no Heart Journal, que analisou 811 pacientes na Espanha.

Especialistas dizem que o ciclo natural do corpo pode ex­­plicar as diferenças observadas, mas aconselham mais pesquisas para confirmar as descobertas. Já era conhecido que o relógio do corpo humano po­­­­de aumentar ou diminuir os ris­­cos de sofrer um ataque cardíaco.

Para a pesquisa, Borja Iba­­nez e seus colegas avaliaram pes­­soas que tinham sofrido um tipo de ataque cardíaco, o enfarte do miocárdio, que ocorre quando há um período prolongado de suprimento sanguíneo bloqueado para o músculo cardíaco. Os pacientes foram separados em grupos, conforme o período do dia em que aconteceu o ataque.

Foi descoberto que o grupo da manhã apresentou enfartes mais graves, além de ter níveis mais elevados de uma enzima no sangue que age como marcador de morte do tecido cardíaco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]