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| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Para Gustavo, prova foi confusa

A prova de Língua Portuguesa feita no primeiro semestre deste ano tinha enunciados confusos, de acordo com o estudante Gustavo Ferreira, 12 anos. Ele é estudante do Colégio Estadual Elias Abrahão, de Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba, e conta que não entendeu algumas perguntas e que achou a prova cansativa. Já a colega dele Valéria Batista, sentiu mais dificuldade na disciplina de Matemática, mas gostou da ideia do exame. "Os alunos que estudam mais foram bem. Vale a pena ter essa avaliação, assim temos um jeito de saber o que a gente aprendeu antes e depois", afirma.

Entrevista

Professores que preferem não se identificar perguntam:

Kátya Prust, coordenadora de avaliação do Saep.

Já existem outras avaliações de desempenho dos alunos. Por que o governo estadual criou mais uma prova?

O Saep usa a mesma metodologia que a Prova Brasil e o Saeb, mas dá vários passos adiante. Os resultados são de cada aluno, então fica mais fácil para o professor interpretar. Além disso, para a Prova Brasil e o Saeb é preciso ter pelo menos 20 alunos naquele nível para a escola participar. No Saep toda escola participa, independentemente do número de alunos, seja escola quilombola, das ilhas. E temos provas especiais, em braile, ampliadas e para surdos.

Outros estados premiam alguns professores com bonificações no salário depois das avaliações. E no Paraná? Os alunos podem ser incentivados?

O Saep não terá bonificações e não recomendamos às escolas que premiem professores de forma alguma. Assim como não recomendamos oferecer pontos aos alunos pela participação na prova. O aluno tem de entender que ao responder está fazendo uma contribuição para a aprendizagem dele e dos colegas.

Por dentro

Saiba mais sobre o sistema que avalia os estudantes da rede pública estadual:

O Saep

Lançada em 2012, é uma avaliação que usa a Teoria de Resposta do Item, a mesma do Enem, e que consiste na aplicação de provas de Português e Matemática para estudantes de todos os colégios estaduais. São 26 questões de cada disciplina.

Funcionamento

São duas provas por ano. Em março são avaliados os alunos que estão entrando no 6º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio. Em novembro é a vez de quem está terminando os níveis de ensino, matriculados no 9º ano do fundamental e no 3º do médio. Os resultados das provas do Saep aplicadas no último dia 22 estão sendo tabulados e as escolas devem recebê-los em até três meses.

Resultados

A escola recebe informações sobre o desempenho individual de seus alunos e a média das turmas, da escola, das outras instituições de sua região, do seu município e do estado.

Parceria

O resultado também é apresentado em universidades públicas que ofertam cursos de licenciatura.

Estudantes do Paraná entram na segunda etapa do ensino fundamental (EF), ou 6º ano, sem ter o conhecimento adequado em Português e Matemática e saem do ensino médio (EM) na mesma situação. No caso da Matemática a realidade é ainda mais preocupante. Estudantes concluintes do ensino médio têm padrão de desempenho abaixo do básico esperado para essa etapa do ensino. Os dados são resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep), promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Seed) desde o ano passado.

INFOGRÁFICO: Confira o desempenho dos alunos

O resultado não surpreende, uma vez que o Paraná já demonstrou que o ensino fundamental e médio deixam a desejar em outros exames, como a Avaliação Nacional da Educação Básica e a Prova Brasil, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e usadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A diferença da avaliação paranaense em relação às nacionais vai além da abrangência. O Saep não trabalha por amostragem, e é aplicado anualmente aos alunos matriculados em todas as escolas do estado.

O fato de a avaliação estadual atingir a todos os alunos que entram na rede estadual ao serem matriculados no 6º ano e aplicar novas provas no 9º ano do EF e no 1º e 3º do EM permite que cada escola avalie como o estudante estava quando chegou à escola e o avanço individual que apresentou, além de mostrar como está evoluindo o trabalho do professor. Diferente de outras avaliações, o Saep não divulga os resultados, em uma tentativa de evitar comparação entre instituições.

"Em hipótese alguma queremos um ranqueamento. Nosso objetivo é uma articulação para que os gestores possam se debruçar sobre os resultados da escola onde trabalham. É um processo para ajudar a escola a aprimorar sua metodologia", diz o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. Os dados que devem subsidiar as mudanças na comunidade escolar são enviados diretamente a cada instituição, que tem autonomia para definir seu plano de ação.

O problema do acesso à escola já foi superado, agora a preocupação é o ensino de qualidade, segundo a coordenadora de Avaliação da Seed, Kátya Prust.

Resultados motivam novas ações nas escolas

O Saep não foi exatamente uma novidade no Colégio Marquês de Paranaguá, de Vera Cruz do Oeste. Segundo a diretora Nelma Cardozo de Oliveira, as autoavaliações são comuns por lá. Havia resistência no início, quando a escola começou a ter o pré-conselho, o conselho de classe e o pós-conselho, com professores e instituição sendo avaliados por todos os alunos, mas ela já foi superada. "A persistência é muito importante. Hoje cada professor procura as avaliações e faz reflexão dentro da sua produtividade, focando no avanço e buscando o que pode ser melhorado em cada setor da escola", diz. Os resultados do Saep podem ajudar a aprofundar essa análise do trabalho de cada professor.

Já a diretora Sueli Apare­cida Lopes Braga, do Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, de Londrina, acredita que o Saep precisa ser aprimorado para que possa contribuir com as escolas. "Tivemos a impressão de que a avaliação nivelou por baixo os alunos. Seria importante conferirmos todas as questões para realmente podermos ver onde os alunos estão errando", conta.

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