• Carregando...
 | Dida Sampaio/Agência Estado/Arquivo
| Foto: Dida Sampaio/Agência Estado/Arquivo

Volta e meia, é possível observar o sol com uma espécie de arco-íris ao seu redor. Este fenômeno, chamado de halo solar, acontece quando os raios solares incidem sobre os cristais de gelo que estão suspensos na atmosfera, acima de 8 km de altitude.

A incidência causa a refração da luz solar, o que favorece que ela seja “espalhada” e que sejam observadas as cores que integram o feixe de luz, proporcionando o efeito visual de como se fosse o de um arco-íris.

Os cristais que permitem o efeito são formados em nuvens muito altas, conhecidas como cirrus estratificados, e infelizmente não há como prever a sua ocorrência. Mas, além destes cristais, o aparecimento do halo ainda depende do posicionamento do sol e do local onde se encontra o observador.

Em algumas situações especiais ocorre o duplo halo. Neste caso o observador veria dois arcos-íris concêntricos. Um ficaria mais próximo do sol, com cores mais fortes. O segundo apareceria mais distante e com as cores mais suavizadas. Mas, como os especialistas do Simepar e da Climatempo explicam, a intensidade do fenômeno depende muito da localização do observador. É importante ressaltar que o halo solar não propicia outras condições meteorológicas, como chuva, por exemplo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]