• Carregando...

Um café da manhã será realizado hoje com cerca de 60 convidados para discutir a criação de um núcleo de atendimento ao turista no Largo da Ordem, em Curitiba. O evento vai reunir comerciantes, autoridades municipais e estaduais e líderes comunitários no Caravelle Palace Hotel, a partir das 8 horas. O objetivo é ter um ponto para atender e orientar os turistas que vão ao centro histórico da cidade.

De acordo com dados da prefeitura, cerca de 2 milhões de turistas visitaram a capital no ano passado. A maioria passou pelo Largo da Ordem, onde visitaram a Feira do Artesanato, restaurantes, bares, lojas e pontos culturais da região.

Segundo Alberico Ventura do Nascimento, do Conselho de Segurança no Setor Histórico de Curitiba, o núcleo pode usar o mesmo espaço do posto de atendimento da Guarda Municipal, ao lado da Casa Romário Martins. Ele será inaugurado mês que vem. O plano, segundo Nascimento, prevê ainda que "os próprios guardas poderiam repassar as informações, com estagiários de cursos de turismo, nos mesmos moldes do posto de atendimento a turistas existente na Rodoviária de Curitiba".

A idéia de criar o núcleo entusiasmou os comerciantes da região. "Isso é importantíssimo, assim como tudo o que beneficiar o Largo da Ordem, o comércio, os turistas e a população", afirma Diogo Teixeira, da Loja La Mancha, que vende produtos importados da Índia e do Tibet.

No momento, o que mais aflige as pessoas que freqüentam o ponto histórico são os pequenos furtos e o tráfico de drogas. Nesse sentido, a prefeitura de Curitiba anunciou que vai colocar três câmeras de segurança para monitar o corredor existente entre a Praça Garibaldi e a Igreja da Ordem, a partir do segundo semestre do ano que vem.

O Largo da Ordem tem o conjunto das mais antigas construções da cidade. Entre elas estão a Casa Romário Martins, do século 18, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de 1737, e prédios inspirados na arquitetura alemã, erguidos na segunda metade do século 19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]