• Carregando...

Interessado em aumentar suas compras de carne procedentes do Brasil, o Equador habilitou dez empresas brasileiras de produção de aves e outras 34 processadoras de carne suína, informou nesta sexta-feira o Ministério da Agricultura brasileiro.

A autorização para a exportação é resultado do estreitamento das relações comerciais entre os dois paises - afirmou Odilson Ribeiro, coordenador da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura.

A decisão é resultado da visita de uma missão veterinária equatoriana que inspecionou as empresas no período de 6 a 24 de fevereiro deste ano.Atualmente o Equador apenas adquire carne suína brasileira de algumas poucas empresas habilitadas anteriormente. A intenção é aumentar as compras e passar a importar também frango, produto em que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial.

As importações de carne ao Equador somaram no ano passado cerca de US$ 1,4 milhões de dólares, 346% maior do que em 2004.

O Brasil registrou no ano passado receita de US$ 8.066 milhões, graças a suas vendas de carne em geral, principalmente a bovina, responsável por tornar o país o maior exportador mundial do produto.

Apesar do embargo imposto por 50 países às carnes brasileiras como conseqüência dos focos de aftosa confirmados em novembro, as exportações cresceram 31% em relação a 2004.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]